O que é o Bolivarianismo

links patrocinados

O que é o Bolivarianismo

O Brasil está ficando como a Venezuela? Bolivarianismo é o mesmo que ditadura? Se você ainda tem dúvida sobre esse termo tão usado no século XXI, confira mais informações sobre o que é o Bolivarianismo.

Quem deu início ao bolivarianismo

O que é o Bolivarianismo Bolivarianismo

Compreender o que é o Bolivarianismo vai muito além de saber que se trata de doutrinas políticas aplicadas em alguns países da América Latina, já que a origem de seu termo tem uma história, vindo a partir do sobrenome de Simón Bolívar. Ele, por sua vez, foi um famoso militar venezuelano, que lutou pela libertação de sua região como colônia espanhola, sendo considerado como um grande revolucionário para a libertação de seu território e povo.

Ele acabou fundando a Grã-Colômbia, sendo líder entre os anos de 1819 e 1830. Dessa forma, entender o que é o Bolivarianismo é também ter em mente um pouco da história desse militar do século XIX, já que os que se dizem seguidores desse sistema compactuam com a ideologia de Simón Bolívar, que possui vários pontos a serem analisados.

Saiba o que é o Bolivarianismo

O que é o Bolivarianismo: características do sistema

Na explicação de o que é o Bolivarianismo, uma das ideias que Bolívar defendia era a educação gratuita mantida pelo governo, além da união dos países da América Latina contra a interferência de outras nações e órgãos em sua política e economia, como dos Estados Unidos e FMI (Fundo Monetário Internacional), por exemplo.

Como a luta do militar ocorreu com abrangência da Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Peru, muitos acabam dizendo e disseminando que o que é o Bolivarianismo se trata de uma “ditadura comunista dentro da América Latina”, o que não é verdade. Apesar de haver semelhanças com o socialismo que dominou parte do mundo das décadas anteriores, sendo chamado até mesmo de Socialismo do Século XXI, existem diversas diferenças entre a antiga URSS, por exemplo.

Conheça o que é o Bolivarianismo

Bolivarianismo é o mesmo que ditadura?

No socialista soviético, por exemplo, não era permitida a criação de uma oposição contra o governo, diferente do que é pregado pelo sistema do que é o Bolivarianismo. Além disso, esse tipo de doutrina também não possui nenhum ponto que impede a liberdade de imprensa ou de expressão, pelo menos em sua teoria.

Atualmente, o país que mais se declara compactuado com o que é o Bolivarianismo é a Venezuela (cujo nome oficial é República Bolivariana da Venezuela). O principal porquê disso é a ideologia de Hugo Chaves, presidente do país que se diz seguidor da ideologia de Simón Bolívar, mas a nação continua aberta a negociações internacionais.

O que é o Bolivarianismo - saiba mais

O que é o Bolivarianismo: o Brasil segue esse sistema?

Apesar de o Brasil possui a Venezuela como um de seus parceiros econômicos e políticos, o que causa a discordância de diversas pessoas, o nosso país ainda não possui ligações diretas com esse sistema. Na explicação de o que é o Bolivarianismo, ainda faltaria muito, política a constitucionalmente falando, para que o governo fizesse as mudanças necessárias para chegar a ser como a Venezuela.

Pesquisar
Artigos Relacionados