O que é marketing pessoal

links patrocinados

O que é marketing pessoal

O mercado de trabalho está cada vez mais especializado. Por isso, na hora de sair em busca de uma vaga, é preciso que tenhamos algum diferencial relevante, que nos coloque à frente dos muitos concorrentes que encontraremos pelo caminho. Neste momento entra em cena o marketing pessoal, que engloba uma série de conceitos e estratégias que têm como objetivo evidenciar as competências do profissional em questão. O marketing pessoal atua em diversos momentos da vida do profissional, seja evidenciando suas qualidades ou o auxiliando a ter uma visão mais ampla de sua própria vida profissional. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre este conceito, que vem ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho.

Requisitos para um bom marketing pessoal

O que é marketing pessoal O que é marketing pessoal - saiba mais

Uma das definições mais clássicas do marketing tradicional diz que a prática seria “o produto certo, na hora certa, no lugar certo, no preço certo”. Ou seja, marketing é aquilo que permite ao cliente encontrar exatamente o que ele procura, com um preço justo, no momento em que está procurando e, também, em um local onde ele possa adquirir o produto em questão.

O marketing pessoal funciona de maneira parecida: com ele, o profissional se mostrará a pessoa adequada para determinada função. Alguns pré-requisitos para o desenvolvimento de um bom marketing pessoal são o cuidado com a imagem (tanto física como psicológica), uma ótima capacidade de se comunicar e uma rede de contatos profissionais, mesmo que não estejam diretamente relacionados com o cargo em questão.

Confira O que é marketing pessoal

Desenvolvimento do marketing pessoal

O marketing pessoal é uma atividade realizada em longo prazo. O primeiro passo para o bom desenvolvimento de suas estratégias é definir suas áreas de interesse e atuar para aprimorá-las. Atualmente, o mercado quase não tem mais espaço para funcionários “generalistas”, aqueles que sabem um pouquinho de cada coisa. É preciso ter conhecimento de uma área específica, mostrando que suas capacidades podem melhorar o rumo de uma empresa.

O marketing pessoal também envolve estudo constante. A imensa maioria das habilidades humanas vive um processo contínuo de atualização, ou seja, qualquer profissional que deixar de estudar sua própria área de atuação certamente ficará para trás. Por isso, desenvolva um programa de estudos viável, mesmo que você já tenha conquistado uma vaga de emprego.

Conheça O que é marketing pessoal

Conhecendo a empresa

Quando você for convidado para uma entrevista de emprego, reserve um tempo para conhecer mais sobre o local. Hoje em dia, isso pode ser feito facilmente pela internet. O marketing pessoal envolve proatividade, ou seja, a capacidade do funcionário de apontar problemas organizacionais e propor soluções. Contudo, lembre-se de que isso deve ser feito com cautela. Não vá à entrevista de emprego apenas para apontar falhas da empresa, pois isso pode ser visto como uma afronta.

O que é marketing pessoal - saiba mais

Entrevistas

Caso você prefira deixar de lado as críticas a problemas pontuais da empresa, pelo menos neste primeiro momento, será necessário ter ao menos um bom currículo. Isso não significa que você precisa ter páginas e mais páginas de especializações, mas, pelo menos, cumprir com os requisitos que a empresa procura.

Pesquisar
Artigos Relacionados