O que é equinócio

links patrocinados

O que é equinócio

Alguns fenômenos temporais levam nomes bastante diferentes, porém com significados bastante simples. A natureza traz algumas ações que algumas vezes podem até passar despercebidas para alguns, e outros até notam a diferença, mas não compreendem o que está acontecendo. Isso acontece muito com o clima que apresenta muitas mudanças, porém algumas não coincidências, elas tem uma explicação científica e simples. É o caso do equinócio, um desses fenômenos que com certeza você sabe o que é porém não sabe que se chama por esse nome. Saiba o que equinócio.

Equinócio: Significado

A começar pelo significado da palavra, equinócio é a junção de aequus que vem do latim e significa igual & nox que significa noite, ou seja, noite igual.

O que é equinócio Equinócio

Por isso o equinócio é o nome dado ao fenômeno do tempo que acontece somente 2 vezes todos os anos, onde a noite e o dia tem a mesma duração, tanto no hemisfério Sul como no hemisfério Norte, os dois locais tem a luz solar na mesma proporção. Em geral esse episódio acontece no dia vinte e um de março e no dia 23 de setembro.

Como ocorre o equinócio

Como ocorre o equinócio

Isso ocorre porque a Terra tem seu eixo inclinado em vinte e três até vinte e sete graus, nesse período de movimentação da Terra ao redor de si própria, o sol distribui raios solares nos 2 hemisférios. Dessa forma, determinado tempo do ano, o sol colocará seus raios com incidência mais em um hemisfério, e em contrapartida no outro período no outro hemisfério, de acordo com a movimentação planetária.
Porém existem 2 dias no ano, em que o sol tem maior incidência exatamente na linha equatoriana, dessa forma os raios solares se expandem igualmente para os dois hemisférios. Quando isso acontece a noite e o dia terão exatamente doze horas, pois a Terra tem sua órbita rodeando o Sol que deve cruza o equador.

Equinócio venal

Equinócio Venal

Uma das coisas mais inusitadas que o Equinócio provoca, e que ele é um definidor das mudanças de estação, sendo que hemisfério Norte, no dia vinte e um dia de março, inicia a primavera. E no hemisfério Sul no dia vinte e três de setembro, acontece o outono. Isso mesmo a uma inversão das estações e no hemisfério norte é outono e no hemisfério sul é primavera.
Por isso, foram divididos o Equinócio em dois, sendo que existem o Equinócio Venal e o Equinócio Outonal. O Equinócio Vernal é aquele que acontece no mês de março, no dia 21. No hemisfério norte, ele é o marco do início da primavera, e no hemisfério sul a entrada do outono. Na astrologia ele significa Ponto Vernal, quando o sol entra em Áries, iniciando o signo.

Equinócio outonal

Equinócio Outonal

Por sua vez o equinócio Outonal, que acontece no mês de setembro, no dia 21, é o marco no hemisfério norte do começo do outono, e no hemisfério sul do início da primavera. Esse período é também chamado de Ponto de Libra, quando o Sol entra no sul.

Pesquisar
Artigos Relacionados