O que é e como funciona o Coworking

links patrocinados

O que é e como funciona o Coworking

A necessidade de espaços para trabalho

Uma empresa começa em algum lugar. Mesmo as que são mais voltadas para negócios online ou no ramo cibernético precisam de um lugar físico para realizar suas atividades. Gigantes da internet como Apple e Google – sem falar de outras famosas – iniciaram suas atividades em locais pequenos, dentro das casas de seus fundadores.
Porém, com o tempo, as empresas sentiram a necessidade de manter certo relacionamento com outras empresas iniciantes. E viram que a possibilidade de compartilhas espaço de trabalho era mais benéfica do que eles imaginavam. Surgia assim o Coworking.

O que é o Coworking e como funciona?

O que é e como funciona o Coworking Coworking

Saber o que é o Coworking e como ele funciona é um exercício que envolve o conhecimento da língua inglesa e o conceito de trabalho em cooperativas. O termo Coworking vem do inglês e significa “trabalho em cooperatividade”. Esta modalidade de trabalho já era utilizada em outros ramos, principalmente na agricultura e na indústria, mas no caso de empresas do ramo eletrônico, ou cibernético, o conceito é totalmente novo.

O Coworking consiste no ato em dividir espaços de trabalho com outras empresas. Ou seja, uma sala de escritórios poderá ser dividida entre empresas do mesmo ramo, podendo dividir até serviços como secretária e sala de espera para clientes. Cada tipo de espaço oferece facilidades diferentes para os empresários, porém quanto mais facilidades, maior é o preço do aluguel do espaço.

O que é o Coworking

O Coworking é uma boa ideia?

As principais vantagens do Coworking é a possibilidade de integração e compartilhamento de informações. O intercâmbio de ideias também é válido, principalmente se as empresas que dividem o espaço forem do mesmo ramo.
Outro benefício acontece quando as empresas que dividem o espaço são empresas de ramos parecidos, que precisam umas das outras. Neste caso, a proximidade física entre elas facilita a comunicação e a prestação de serviços pode ser feita de forma mais rápida, clara e menos custosa para ambas.

Como funciona o Coworking

Quanto custa um espaço nesta modalidade?

No Brasil o Coworking está se desenvolvendo aos poucos. A alta no valor de imóveis comerciais, tanto para compra quanto para aluguel, tem feito com que várias empresas, principalmente as novas e menores, procurem espaços de Coworking para se instalar. Os custos variam de local para local, além de cidade para cidade. Locais no interior custam menos e podem oferecer mais facilidades.

Para empresas localizadas em capitais, os valores de aluguel de um espaço podem chegar até dois mil reais por mês. No entanto, estes são valores considerados altos, quando o espaço oferece várias facilidades como internet, telefone, secretária compartilhada, entre outras coisas. Dependendo do tipo da empresa, o valor até vale a pena.

O que é e como funciona o Coworking - saiba mais

O futuro dos escritórios

A tendência mundial é a da diminuição do tamanho das instalações, principalmente para empresas do ramo de tecnologia. A maioria destas empresas precisa apenas de computadores e internet para funcionar. É claro que uma empresa que fabrica alguma coisa certamente não terá vantagens num espaço pequeno. Mas a evolução do conceito de Coworking poderá fazer com que surjam mais modelos deste tipo de divisão de espaço. O ideal é seguir sempre atento às novidades e aproveitar sempre que um novo espaço surgir.

Pesquisar
Artigos Relacionados