O que é e como funciona a taxa Selic

links patrocinados

O que é e como funciona a taxa Selic

Confira mais informações sobre o que é e como funciona a taxa Selic.

Como é realizado o cálculo dessa taxa do setor financeiro

Quem entender um pouco mais sobre o mercado de finanças e das ciências econômicas precisa saber sobre o que é e como funciona a taxa Selic. Vamos primeiro para o significado da sigla SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, uma taxa criada no Brasil no ano de 1979 por meio do Banco Central do Brasil.

O que é e como funciona a taxa Selic Confira O que é e como funciona a taxa Selic

Existe uma fórmula matemática bastante complexa para quem quer entender mais aprofundamento sobre o que é e como funciona a taxa Selic, mas que compete a outros tipos de conhecimentos. Quem faz esses cálculos todos os dias é o próprio sistema do SELIC, sempre no período noturno depois que as operações do mercado financeiro se encerram.

Saiba O que é e como funciona a taxa Selic

O que é e como funciona a taxa Selic: o que ele regula

Quem quer saber o que é e como funciona a taxa Selic também precisa ter em mente que o número da taxa muda a cada 45 dias, de acordo com a decisão tomada em uma reunião com integrantes do Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central, outra sigla também bastante famosa. É esse grupo restrito que decide se essa taxa vai cair. Subir ou continuar na mesma.

Mas quais são os efeitos práticos para a vida dos cidadãos do Brasil em o que é e como funciona a taxa Selic? Essa taxa em questão é a taxa de financiamento interbancário de operações em um dia, ou seja, é usada pelas instituições financeiras quando as mesmas querem pedir dinheiro emprestado de outro banco por um dia. Entretanto, essa transação tem um impacto importante no governo, que assume o risco final dessas transações diárias.

Taxa Selic

Mas e daí?

Como lida com o governo e instituições financeiras do país, saber o que é e como funciona a taxa Selic é essencial para entender o que ocorre com todas as outras taxas da economia de nosso país. Isso sim, se reflete diariamente no cotidiano de todas as pessoas que vivem em território nacional. Um dos valores reguladas por meio da Selic é a inflação, que se caracteriza pela diminuição de poder de compra das pessoas.

Também há uma interferência direta nos fundos DI, que acompanha também de forma direta a diminuição, aumento ou estabilidade de o que é e como funciona a taxa Selic. Considerado como um tipo de investimento mais conservador, os fundos DI se tratam de uma aplicação de dinheiro em títulos públicos.

O que é e como funciona a taxa Selic - saiba mais

O que é e como funciona a taxa Selic: outras aplicações

Já se pode também perceber que, como diz respeitos as instituições financeiras, a taxa de juros dos empréstimos também pode mudar de acordo com os ricos do Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Assim, quando a taxa abaixa, os juros também ficam menores. Agora que já o que é e como funciona a taxa Selic, ver as notícias sobre economia fica um pouco mais fácil.

Pesquisar
Artigos Relacionados