O que é e como fazer um intercâmbio cultural

O que é e como fazer um intercâmbio cultural

Conhecer novos países é uma ótima maneira de ter conhecimento sobre culturas e formas de vida totalmente diferentes, e desconhecidas, da sua. E você não precisa somente viajar a passeio, mas também como uma maneira de enriquecer o seu currículo. Para isso, você poderá fazer um intercâmbio cultural, morando, por um determinado tempo, em um país totalmente novo, conhecendo pessoas diferentes e dando um importante passo para a sua vida, tanto profissional como também pessoal. Você já pensou o quão interessante seria fazer um intercâmbio cultural e o quanto esta experiência poderá ser útil e satisfatória? O intercâmbio cultural poderá lhe dar um nono olhar sobre o mundo, os problemas e toda a sociedade.

O que é um intercâmbio cultural

O intercâmbio cultural consiste em uma experiência única na vida de uma pessoa. Você irá viajar para um outro país, morar nesta localidade por um período e realizar alguma atividade (seja trabalho ou estudo).

O que é e como fazer um intercâmbio cultural Intercâmbio

Você, basicamente, terá uma nova vida por alguns meses, conhecendo novas pessoas, fazendo amizades, aprendendo e/ou aperfeiçoando um outro idioma e tendo uma rotina diferente da que está acostumado a ter. Fazer um intercâmbio cultural é uma experiência que você irá levar para o resto da vida. Por isso, escolha o intercâmbio que mais cabe aos seus planos futuros e ao que você pretende, para que ele seja ainda mais proveitoso.

Tipos de intercâmbio cultural

Intercâmbio Cultural

Existem diversos tipos de intercâmbio cultural para que você possa fazer. Caso você tenha idade de 15 a 18 anos, poderá fazer um intercâmbio cultural de estudos no ensino médio. Em alguns locais, este período é chamado high school, e você irá aprender as matérias e ter aulas em uma escola daquele país. Os especialistas afirmam que o mais preferível é fazer apenas um semestre de estudos no high school. Isso porque o sistema de ensino dos outros países é diferente do brasileiro, e você poderá ter dificuldades, por exemplo, para prestar um vestibular quando retornar ao país. Interessante é passar alguns meses fora, conhecer a nova cultura e voltar uma pessoa muito mais madura e cheia de histórias.

Graduação e trabalho no exterior

O que é um Intercâmbio

Se você possui entre 18 a 26 anos, uma das opções de intercâmbio cultural é para fazer uma graduação nas faculdades estrangeiras. Caso você já tenha um curso superior, poderá fazer uma pós, um mestrado e, até mesmo, um doutorado na sua área de atuação. Esta experiência será de grande valia no seu currículo para um ótimo emprego. Outra opção de intercâmbio cultural é fazer um curso de idiomas. Escolha o país e se aperfeiçoe na língua, para voltar ao Brasil com esta vantagem em seu currículo. Mas se você deseja trabalhar, também existe intercâmbio cultural destinado para a área. Também existem vagas para estagiários e trainees em multinacionais.

Como fazer

Como fazer um Intercâmbio

Interessou-se e deseja fazer um intercâmbio cultural? Existem algumas maneiras de viajar para outro país desta forma. Você poderá fazer um intercâmbio cultural através de associações e clubes, com empresas especializadas (mediante um pagamento) e também com a ajuda das universidades (caso você seja estudante). Diversas instituições de ensino brasileiras são conveniadas com universidades de fora, o que poderá facilitar a sua viagem e, até mesmo, deixá-la mais barata. Escolha um dos tipos de intercâmbio cultural, verifique suas possibilidades e não perca a chance de conhecer um novo país e uma nova cultura.

GD Star Rating
loading...
O que é e como fazer um intercâmbio cultural, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados