O que é e como fazer um intercâmbio cultural

links patrocinados

O que é e como fazer um intercâmbio cultural

Conhecer novas culturas, idiomas, pessoas, gastronomias e costumes é uma ótima maneira de agregar conhecimentos variados a respeito de um determinado lugar, assim como crescer pessoal e, até mesmo, profissionalmente. Os intercâmbios culturais podem ser ótimas experiências de vida, e você poderá ir em diversos momentos para aprender coisas variadas. Saiba o que é e como fazer um intercâmbio cultural e leve esta experiência para toda a sua vida. Você irá provar pratos que nunca pensou que existiam, conhecer pessoas interessantes, conhecer lugares inusitados e encantadores, aprender costumes muito diferentes e voltar para casa com muitas coisas incríveis para contar.

O que é um intercâmbio cultural?

O que é e como fazer um intercâmbio cultural Intercâmbio cultural

Intercâmbio cultural nada mais é do que um estudante, na maioria dos casos, realizar uma viagem para o exterior a fim de aprender as tradições, costumes e também o idioma (quando ainda não sabe) daquela determinada localidade. Existem vários tipos de intercâmbio cultural, destinado para os mais variados objetivos e também as mais diversas idades e pessoas. Para escolher o intercâmbio cultural que você pretende fazer, é necessário levar em conta vários quesitos, mas principalmente quais são os seus objetivos com a viagem. Também é necessário conversar com seus pais ou responsáveis (caso seja menor de idade) e avaliar todos os tipos de moradia, para saber qual é o melhor lugar para você se hospedar no período do intercâmbio cultural.

Como fazer um intercâmbio cultural

Tipos de intercâmbio cultural

Como já foi dito anteriormente, existem vários tipos de intercâmbio cultural para que você possa escolher qual se encaixa melhor no seu perfil. Caso você tenha a idade de 15 a 18 anos, a melhor opção é a de passar um semestre do ensino médio em uma instituição de ensino fora do país. A ideia de passar apenas um semestre, ou até um ano, estudando em outro país é para que o estudante não sofra na volta, sendo que o ensino em outros locais costuma ser bastante diferente do brasileiro. Desta maneira, o aluno poderá fazer o vestibular, por exemplo, sem grandes dificuldades quando voltar para o país de origem.

O que é  um intercâmbio cultural

Opção para os mais velhos

Aqueles que possuem idade de 18 a 26 anos contam com a opção de irem fazer uma graduação, pós, mestrado ou até mesmo um doutorado no exterior. Isso irá contar muitos pontos no currículo e irá valer muito a pena a hora de encontrar um bom emprego. Caso a pessoa prefira, também é possível realizar um curso de idiomas no país escolhido. O MBA é outra opção para aqueles que desejam fazer intercâmbio cultural, assim como os estágios e trainees que são oferecidos pelas grandes empresas estrangeiras, dando oportunidades para que jovens possam entrar no mercado de trabalho muito mais preparados e qualificados.

intercâmbio cultural - como fazer

Como fazer?

Você pode fazer um intercâmbio cultural de diversas maneiras. Existem empresas, particulares, que são especializadas neste tipo de viagem. Você pode entrar em contato com uma delas e fazer o seu pacote para passar alguns meses no país que escolher. Também é possível fazer um intercâmbio cultural através de associações, clubes ou pela própria universidade, que possui convênio com instituições de ensino estrangeiras. Esses programas podem ser muito mais baratos que você imagina, sendo que vários deles oferecem assistência ao intercambista como ajuda com a alimentação e também a moradia.

Pesquisar
Artigos Relacionados