O que é e como desenvolver a inteligência social

links patrocinados

Saiba o que é e como desenvolver a inteligência social.

Todo mundo é inteligente, mas de maneiras diferenciadas

Algumas pessoas podem ser dotadas do que se chama "inteligência social"

Saiba mais sobre o tipo de inteligência social

Com certeza, todo mundo já deve ter ouvido falar na frase “todo mundo é inteligente, mas de maneiras diferenciadas”. Pois é, isso é verdade. Existem vários tipos de inteligências, como a espacial, que pode ser observada naquelas pessoas que conseguem desenhar, por exemplo, reproduzindo com grandes detalhes um cenário ou pessoa. Ainda existe a inteligência motora, das pessoas com grande expressão corporal, como dançarinos. Mas você sabe o que é e como desenvolver a inteligência social?

Algumas pessoas podem ser dotadas do que se chama “inteligência social”, sendo a capacidade de pegar as experiências que temos ao longo da vida e transformá-las em um molde para a personalidade. Mais do que nascer com ela, cada pessoa pode conseguir se adaptar ao que é e como desenvolver a inteligência social. Existem pessoas com várias características, desde aquelas que conseguem se comunicar com facilidade àqueles bem introspectivos, mas todos podem se desenvolver nas relações sociais.

O que é e como desenvolver a inteligência social: relação com o profissional

Ser uma pessoa equilibrada e que consegue lidar com vários tipos de contatos e relações: isso é a inteligência social e como desenvolver. Esse aspecto pode ser benéfico para quem o possui tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, já que as empresas estão cada vez mais procurando por pessoas equilibradas e que consiga manter boas relações.

Esses indivíduos geralmente conseguem ter contatos de maior segurança, sendo profissionais confiáveis. Além disso, também têm a habilidade de controlar as emoções e sabem como liderar e lidar com vários tipos diferentes de seres humanos. Sobre o que é e como desenvolver a inteligência social, veja alguns passos de como isso pode ser fortalecido.

Quem tem inteligência social geralmente conseguem ter contatos de maior segurança, sendo profissionais confiáveis

Passos a serem desenvolvidos

Sobre o que é e como desenvolver a inteligência social, uma das dicas é ser uma pessoa com boa auto-estima. Como se vai ter um relacionamento saudável com o próximo se não se tem confiança nisso? Exercite o amor a si mesmo, mas não ao ponto de chegar a uma arrogância. O importante é confiar em si. O outro passo é valorizar as pessoas e também as suas habilidades.

Também é necessário ser uma pessoa assertiva, ou seja, dar a sua opinião sem desrespeitar o próximo, mas visando o que é melhor para si. Em uma empresa, por exemplo, como profissional é preciso conseguir valorizar o que cada pessoa tem de melhor. O mesmo vale para a vida. Respeitar o próximo é um ponto crucial para o que é e como desenvolver a inteligência social.

Também é necessário ser uma pessoa assertiva

O que é e como desenvolver a inteligência social: mais dicas

Outra dica em relação a o que é e como desenvolver a inteligência social é ser uma pessoa que consiga usar a comunicação para transmitir suas opiniões e ideias da forma mais clara e coerente o possível. Fuja das enrolações e vá direto aos pontos importantes. Seja firme nas decisões, mas não arrogante.

Um dica é ser uma pessoa que consiga usar a comunicação para transmitir suas opiniões e ideias da forma mais clara

Pesquisar
Artigos Relacionados