Mulheres e diretoras de cinema

links patrocinados

Mulheres e diretoras de cinema

É muito comum vermos as grandes realizações de cineastas e suas obras, mas a presença feminina no mundo das filmografias ainda é pequena. Mesmo com ainda pouca expressão, elas existem e estão conquistando um espaço maior dentro da área a cada dia. Confira exemplos de mulheres e diretoras de cinema.

O currículo de Mira Nair

Mulheres e diretoras de cinema Conheça as Mulheres e diretoras de cinema

Mira Nair é uma das mulheres e diretoras de cinema, nascida na Índia, mas radicada nos Estados Unidos. Agora dona de um estúdio de produções, ela começou no final da década de 80 a aparecer no cenário cinematográfico com a obra “Salaam Bombay”, que foi indicado para importantes premiações internacionais como o Oscar e o Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro.

Em sua carreira ela coleciona premiações em eventos como o Festival de Veneza, Festival de Cannes, o Festival Internacional de Programas Audiovisuais e o NAACP Image Awards. Na lista das mulheres e diretoras de cinema, também dirigiu “Mississipi Masala”, “A Família Perez” e “O Clube de Risco da Índia”.

Conheça as Mulheres e diretoras de cinema

Mulheres e diretoras de cinema: Sofia Coppola

Com sobrenome famoso de família que já faz parte do cinema, Sofia Coppola é outra das citações entre as mulheres e diretoras de cinema. Filha de Francis Coppola, eternizado por estar à frente da saga de O Poderoso Chefão, possui um maior reconhecimento por “Encontros e Desencontros” (Lost in Translation), produzido em 2003.

O título ganhou o Oscar e o Globo de Ouro como Melhor Roteiro, sendo ainda indicado para outras categorias. Na lista das mais importantes mulheres e diretoras de cinema a terem seus trabalhos apreciados, Sofia Coppola ainda dirigiu “Um Lugar Qualquer”, que recebeu um Leão de Ouro e “As Virgens Suicídas”, sua estreia no cinema com um MTV Movie Awards.

Ditetoras  de cinema

Sobre Susanne Bier

A dinamarquesa Susanne Bier é outro caso de sucesso entre as mulheres e diretoras de cinema, com um currículo bastante importante para a cinematografia. Ficou mais conhecida depois que sua obra “Depois do Casamento”, do ano de 2006, foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro pelo Oscar, ganhando em Juri Especial no Festroia.

Entretanto, foi em 2011 que sua mais importante nomeação chegou, o de Melhor Filme Estrangeiro na Academia com “Haevnen” (Vingança), recebendo ainda a estatueta no Globo de Ouro. Como uma das mulheres e diretoras de cinema, Sussanne Bier tem outras obras em sua carreira, como “Brothers” e “Coisas que Perdemos pelo Caminho”.

Mulheres e diretoras de cinema - saiba mais

Mulheres e diretoras de cinema: Kathryn Bigelow

Quem também está no cenário das mulheres e diretoras de cinema é Kathryn Bigelow, americana que ficou à frente do filme “Guerra ao Terror”, onde ganhou o Oscar de Melhor Diretora, sendo a primeira mulher a conseguir esse título na Academia, em 2010. Também fez “Estranhos Prazeres”, “Caçadores de Emoção” e “A Hora Mais Escura”.

Existem ainda muito mais nomes de mulheres e diretoras de cinema que podem ser citadas, como de Jane Campion (Retrato de Mulher), Julie Taymor (Frida) e a brasileira Gabby Egito, mais focada em curtas (Coisado e Nada Além de Hoje).

Pesquisar
Artigos Relacionados