Moedas Antigas

Moedas Antigas

Provavelmente, durante toda a sua vida você utilizou-se de dinheiro para trocar por coisas que você gostaria de adquirir, desde o doce da padaria até o carrão financiado. Isso porque, há muito tempo, a sociedade convencionou trocar coisas por moeda, e em cada país ela tem um valor e um desenho diferente.

Mas nem sempre foi assim: não se sabe exatamente qual foi o primeiro povo a tentar organizar sua comercialização através de moeda (suspeita-se que sejam chineses do século VII a.C.), mas antigamente, produtos eram adquiridos através da troca simples, ou seja, do escambo.

No escambo funcionava assim: uma pessoa dá uma coisa e recebe outra em troca (funcionava muito com alimentos, especiarias e tecidos, por exemplo). O problema era padronizar os valores das coisas, e exatamente para isso que foi criada a moeda: uma tentativa de organizar o comércio: ao invés de trocar um produto por outro, trocava-se por moedas, que poderiam ser substituídas por produtos posteriormente.

História

Em todo o mundo, as moedas de cada país ou nação mudaram com o passar dos tempos. Elas foram substituídas para atualizar as figuras representativas, ganhar valor, ou ainda, para se tornarem mais bonitas e eficazes para os compradores. Por isso mesmo, muitos historiadores dizem que as moedas antigas ajudam a compor parte da história de cada país.

Moedas no Brasil

As moedas no Brasil trocaram constantemente de nome e de figura, sobretudo durante a crise do século XX, em que a todo momento o nome do dinheiro brasileiro mudava.

Alguns exemplos dos nomes que o dinheiro brasileiro já teve foram os réis, os cruzeiros, cruzeiros-novos, os cruzados, os cruzados-novos, cruzeiros-reais, até finalmente chegarem ao Real, que é a moeda corrente até hoje.

Colecionadores

Como todo objeto que guarda história, para algumas pessoas as moedas tem um significado que vai além de seu valor real enquanto dinheiro. Muitos colecionadores de objetos antigos colecionam também moedas, e estes são chamados de numismatos.

GD Star Rating
loading...
Moedas Antigas, Nota: 4.4 de 5 com 61 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


7 comentários em "Moedas Antigas"

  1. paulo 11/12/2008 às 22:47

    estou com uma moeda de 1822 quanto voces me dão por ela

  2. Colecionar Moedas Antigas e Fazer Parte dos Grades Delirios Do Passado 12/11/2008 às 15:49

    Sou Colecionador e Quero Entra Em Contato Pessoas Da Mesma Situação.

  3. Eduardo 01/10/2008 às 23:28

    As minhas moedas sao todas acima de 1890…

  4. rafaela 15/08/2008 às 13:31

    eu quero moedas antiguissimas…

  5. gabriel 14/08/2008 às 15:20

    LegaLLLsss!!!!

  6. natan panta de oliveira 23/07/2008 às 14:52

    a minha moeda e de 1822 do tempo da independencia do brasil

  7. Thais Peixoto de Meireles 28/05/2008 às 10:08

    No meu modo de pensar ,moedas antigas é algo importante para a história da humanidade .Meu âvo tinha uma coleção, ao faleser deichou tudo para meu pai , que confio em mim e deichou em minha responsabilidade .Peso que todos pense no futuro ; não no futuro moderno ,mas em um futuro com grande riqueza do pasado ……..
    Pense :”sem sonho ,a vida não tem brilho.Sem metas ,os sonhos não tem alicerce. Sem prioridades , os sonhos não se tornam reais. “‘O meu sonho é esse !!!!!!