Modem 3G da TIM

links patrocinados

Modem 3G da TIM

Modem 3G da TIM

O 3G é a terceira geração dos celulares, sendo que evoluem, portanto, da segunda geração, resultando numa conexão de internet móvel, além de ligações a longa distância, possibilidade de envio de arquivos de voz, imagem e multimídia, entre outras opções. Em países da Europa e dos Estados Unidos, o 3G foi inserido na rotina dos cidadãos em março de 2003, sendo que no Brasil houve uma disputa tremenda pelas principais operadoras (como a Claro, TIM, Vivo e Oi). A Claro saiu na frente se pensarmos em estreia com a Apple, o iPhone sendo o aparelho mais desejado em se tratando de celulares, quando ofereceu antes do que qualquer outra marca duzentos mil unidade para a venda no país.

A separação entre as gerações ocorrem da seguinte forma: a primeira envolvia a tecnologia analogia e a segunda, a digital. A 3G possui um serviço de transferência de dados extremamente mais rápido e de grande capacidade, mudando, portanto, o modo como nos relacionamos através do aparelho. Além disso, as operadoras também oferecem diferentes pacotes de transferência e conexão da internet (por exemplo: quantidade em megabytes ou gigabytes de downloads que podem ser feitos, conta mensal das ligações, conexões com as redes sociais).

Alguns dos benefícios do 3G incluem chamada em vídeo, conversa simultânea, transferência e envios de arquivos mais pesados, entre outros. A transferência sem fio (wireless) também só é possível a partir da terceira geração de aparelhos móveis, com tecnologia como a do Bluetooth e da televisão móvel. Em países como o Japão e a Coréia do Sul, até 2005, todos os aparelhos celulares utilizados já eram 3G – sendo que ninguém mais tinha contato com as outras duas tecnologias anteriores. Aqui no Brasil, entretanto, o 3G só irá se tornar realmente acessível para classes como B e C a partir da tentativa de implementar o 4G no país.

Mais informações

Com esse tipo de tecnologia, crescem também os números de ferramentas e aplicativos móveis, que vão desde jogos que promovem a interatividade entre amigos e também novos conhecidos, como aqueles que facilitam a nossa vida como agendas atualizadas, redes sociais (Twitter e Facebook sendo as mais utilizadas). A quarta geração deve implementar tecnologias como a televisão em terceira dimensão (3D), conexão wireless USB, entre outras, tudo no seu celular com acesso em apenas um clique.

Por enquanto, a expectativa dos aparelhos de quarta geração ainda é grande, porém os usuários do 3G continuam com a noção de que os preços se manterão em alta – assim como qualquer novidade tecnológica no Brasil, extremamente ligada aos impostos. O 3G, por sua vez, terá uma caída no sentido de “limpar as prateleiras” das lojas e também de se concentrar na novidade para os usuários mais exigentes e que querem ficar a par das tecnologias mais recentes.

É recomendado, entretanto, antes de qualquer tipo de compra, efetuar uma pesquisa extensa sobre o seu próprio uso e comportamento com os aparelhos celulares – para algumas pessoas, a quarta geração não se faz necessária, pois não há grande transferência de arquivos.

Fotos

Modem 3G da TIMModem 3G da TIM
Modem 3GModem 3G
A TIM oferece internet 3G A TIM oferece internet 3G

Pesquisar
Artigos Relacionados