Mitsubishi Motors

links patrocinados

Mitsubishi Motors

Mitsubishi Motors

O Grupo Mitsubishi é um dos maiores conglomerados de empresas japonês, utilizando-se do nome universalmente para associar-se com a qualidade da marca.

O Grupo possui um comitê que se reúne mensalmente para avaliar os lucros de cada empresa, investimentos feitos, bem como facilitar a comunicação e relação entre cada um dos serviços oferecidos e manter relatórios condizentes com a marca. As áreas em que o grupo está envolvido inclui: veículos, serviços financeiros, seguros, mineração, construção, eletrônicos, gás e combustíveis, produtos alimentícios e bebidas, químicos, telecomunicação, aviação, ferro, construções de grande porte e de navios, entre muitos outros.

A marca Mitsubishi é bem antiga, sendo iniciada ainda em 1870, tendo como principal serviço o de entrega e transporte marítimo (o que viria a ser conhecido como logística). Com o tempo, o negócio foi se expandindo para empresas relacionadas ao anterior, como a mineração do carvão, segurança marítima, seguros de cargas. Posteriormente, a empresa se envolveu com negócios de matéria prima, como vidro, papel, metal. Atualmente é possível fazer uma relação entre a evolução da empresa e o desenvolvimento do Japão como um todo, devido ao oferecimento de vagas nas mais variadas áreas.

O conglomerado da Mitsubishi envolve também o Banco Mitsubishi, fundado em 1919, e que após várias negociações e vendas, hoje faz parte da UFJ Holdings, tornando-se o maior banco japonês. A Mitsubishi Corporation é outro braço desse grupo, que fica responsável pela troca de ações financeiras. Além disso, existe a Mitsubishi Chemical e a Mitsubishi Atomic Industry, que estão envolvidas na produção de químicos e energia nuclear, respectivamente. Sobra então a Mitsubishi Motors, atualmente a sexta maior fábrica de automóveis no Japão.

Mitsubishi Motors

Fundada em 1970, a Mitsubishi Motors possui sede na cidade de Minato, que faz parte da região de Tóquio, no Japão. Entretanto, sua história pode ser contada a partir do ano de 1917, quando a Mitsubishi lançou seu primeiro automóvel – posteriormente o grupo foi dividido. Atualmente, possui mais de trinta mil funcionários e um lucro superior a quinze milhões de ienes anualmente. Em 1971, buscando expandir os negócios, a marca vendeu quinze por cento da sua empresa para a Chrysler, marca americana de automóveis que ajudou a popularizar e a vender produtos da Mitsubishi – como o Dodge Colt.

Nos anos oitenta a crise americana afetou a relação entre as duas marcas, sendo que a Chrysler divulgou falência e foi comprada pela MMC Australiana. Com isso, a Mitsubishi começou a lançar modelos com seu próprio nome no mercado americano. No final da década, a marca já tinha vendido um milhão e meio de veículos ao redor do mundo. Outro destaque se deu pela venda do Mitsubishi Pajero, o SUV de maior sucesso da marca. No início dos anos noventa, o então presidente da empresa percebeu o aumento de interesse pelos americanos nesse modelo e previu o boom dos SUV ao redor do mundo, inclusive no Japão – resultando o aumento de vendas da Mitsubishi em mais de dez por cento até 1995.

A Mitsubishi já fez parceria com várias outras marcas, como a Hyundai, a Peugeot Citroën, a Colt, a Proton, além da Volvo.

Fotos

Pajero, um dos carros mais conhecidos da MitsubishiPajero, um dos carros mais conhecidos da Mitsubishi
Mitsubishi MotorsMitsubishi Motors
Modelos da MitsubishiModelos da Mitsubishi

Pesquisar
Artigos Relacionados