Miss Brasil – Confira as candidatas, Fotos e História do Concurso Miss Brasil
Miss Brasil – Confira as candidatas, Fotos e História do Concurso Miss Brasil
O concurso Miss Brasil tem por objetivo eleger a mulher mais bonita do país, que durante um ano representa o território brasileiro em eventos e outros concursos mundo afora, inclusive no Miss Universo, tido como o maior evento de beleza do mundo.
O Miss Brasil foi criado em 1954 e realizado pela primeira vez no Palácio Quitandinha, hotel-cassino localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A vencedora da primeira edição do concurso foi Martha Rocha, originária da Bahia. A brasileira ganhou fama internacional e se tornou modelo de beleza ao representar nosso país no Miss Universo e ser agraciada com o segundo lugar. Boatos afirmam que Martha só não ganhou a coroa por conta de duas polegadas a mais no quadril.
Atualmente o concurso é coordenado pela Enter Entertainment Experience, empresa filiada ao Grupo Bandeirantes. Por conta disto, a exibição do concurso é realizada pela Band.
Regras
As regras para participar do Miss Brasil são rígidas, exigindo muita força de vontade por parte das misses. As candidatas devem ter entre dezoito e vinte e seis anos, morar no Brasil e ter no mínimo um metro e setenta centímetros de altura. Para participar do concurso não é necessário ter nascido no Brasil, porém, a candidata precisa ser cidadã brasileira.
As candidatas à Miss Brasil não podem ter sido casadas, nem mesmo com casamento anulado, não podem ter posado nuas ou com alguma parte íntima do corpo à mostra, não podem ser mães ou estarem grávidas e não podem participar de filmagens de sexo explícito.
Apesar das regras serem rígidas, muitas vezes as candidatas conseguem burlá-las. Foi o que aconteceu em 2003, quando a produção do concurso cassou o título da miss eleita no ano anterior, Joseane de Oliveira, ao descobrir que ela era casada. A modelo ficou famosa ao participar da terceira edição do Big Brother Brasil.
Etapas
Para definir as candidatas que participarão do concurso são realizados concursos municipais e estaduais. Nos estados em que não são realizados concursos, a direção local analisa um casting e escolhe a melhor representante. Depois da definição das candidatas representantes de todos os estados brasileiros, as escolhidas começam a cumprir uma agenda de eventos, com ensaios fotográficos e gravação de vinhetas, além da escolha do traje típico com o qual desfilarão no evento.
Na semana do concurso as candidatadas visitam diversos pontos turísticos na cidade-sede do evento e se encontram com autoridades, sempre ciceroneadas pela Miss Universo em exercício.
Vencedoras
É fato que a região sul concentra as mulheres mais bonitas do país. Não à toa, doze candidatas do Rio Grande do Sul já foram agraciadas com o título de Miss Brasil. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão empatados na segunda colocação, com oito títulos no total cada um.
O estado de Santa Catarina já garantiu cinco vitórias e por três vezes candidatas do Paraná e da Bahia já foram eleitas misses. Em duas ocasiões candidatas do Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Ceará receberam a faixa e a coroa de miss, enquanto que apenas uma vez candidatas do Tocantins, Distrito Federal, Pará, Amazonas e Mato Grosso do Sul garantiram a vitória.