Ministério da Fazenda

links patrocinados

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda

Ainda durante o Segundo Reinado Brasileiro, mais precisamente no ano de 1808, com a mudança do Brasil de colônia para metrópole, o país pedia necessitava de uma organização mais eficiente, foi então que Dom João, criou o Conselho da Fazenda, este era responsável por toda a organização referente à administração do Brasil.

O precursor do cargo como ministro da Fazenda foi Fernando de Portugal, que seguiu a base portuguesa para assumir e manter este cargo. A primeira dominação para a função de arrecadação, controle e distribuição das economias e denominações políticas foi de Erário Régio, o termo Ministério da Fazenda foi estabelecido apenas no ano de 1891 com a tão esperada República Democrática Brasileira, no governo do ilustríssimo Deodoro da Fonseca.

O verdadeiro funcionamento desta criação se deu a partir deste momento, quando Ruy Barbosa assumiu a titulação do Ministério da Fazenda, suas primeiras ações foram duas reformas, a bancária e a monetária, procurando redirecionar administração brasileira, este propunha que o Brasil implantasse as indústrias, com a finalidade de torná-las o pilar da economia do país.

Para que Serve o Ministério da Fazenda?

O que e Ministerio da Fazenda

O Ministério da Fazenda é um dos ministérios de maior importância política existente no Brasil, este é responsável por administrar as dívidas da nação, laçar uniões benéficas, organização da contabilidade federal, manipulação do comércio externo, estipulação de tarifas e encargos tributários, entre outros. Para ajudar na ficalização, controle e administração de todas as funções desempenhadas pelo Ministério da Fazenda, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Secretaria da Receita Federal.

O maior cargo deste ministério é o de Ministro de Estado da Fazenda, este além de ser o principal cargo destro deste ministério é um dos principais de todo o sistema político nacional.

Ministro Atual da Fazenda

Ministerio atual da Fazenda

Nos dias de hoje, a pessoa responsável pelo bom funcionamento e eficácia do Ministério da Fazenda é Guido Mantega, este ocupa o cargo de Ministro da Fazenda desde o ano de 2006. Mantega é formado em economia, e tem forte apelo social nas suas tomadas de decisão, essa característica pessoal de Guido pode ser observada com as suas tomadas de decisões que sempre tendem a favorecer a crescente atividade economia com o acesso populacional ao consumo.

Mantega tem grande importância na política externa do Brasil, pois traços importante papel nas reuniões do G20, sendo responsável por intitulações, apontamentos e soluções. Segundo alguns economistas, inclusos também neste grupo, a “política de gestão social” de Guido foi a principal razão que livrou o Brasil de uma terrível crise que atacou recentemente os Estados Unidos da América e também a China.

Para que serve o Ministerio da Fazenda

A carrei de Mantega começou no exercício do ensinamento, após a realização do seu doutorado em Sociologia, este passou a lecionar em faculdades como PUC e FGV. Na política, a sua iniciação foi junto a Luiza Erundina, na administração da prefeitura de São Paulo nos anos de 1989 até 1992.

Nomes do Ministério da Fazenda

Muitos homens importantes para a construção histórica do país estiveram presentes no Ministério da Fazenda, entre estes, Machado de Assis, Ruy Barbosa e Manuel Antônio de Almeida.

Nomes do Ministerio da Fazenda Para que serve o Ministerio da Fazenda

Pesquisar
Artigos Relacionados