Microsoft Windows Update

links patrocinados

Microsoft Update

Microsoft Update

Quando surge uma nova versão do Windows, ela vem repleta de atualizações em relação à versão anterior. Entretanto, a equipe da Microsoft está constantemente procurando por falhas no sistemas e detectando novas ameaças. Para que seu Windows não fique vulnerável a estes problemas, foram criadas as atualizações da Microsoft Update.

Histórico

A preocupação em continuar atualizando um sistema operacional após ele já ter sido disponibilizado ao público começou com o Windows 98. Na época, era necessário acessar o site do Windows Update para verificar quais atualizações estavam disponíveis.

A partir das gerações posteriores – Windows 2000 e Windows XP – começaram a ser desenvolvidas as atualizações automáticas. Com elas, não era mais preciso entrar no site da Microsoft Update periodicamente. Um componente do sistema permanecia ativo na barra de tarefas, verificando periodicamente a existência ou não de atualizações.

A última versão de atualizadores automáticos do Windows – do Windows Vista pra frente – permitem que, além da atualização de componentes do sistema operacional, sejam encontrados também novos drivers de hardwares e softwares que estejam em seu computador.

Como fazer as atualizações

Geralmente o Windows vem com as atualizações automáticas ativas. Nestes casos, muitas vezes você nem fica sabendo que os componentes foram atualizados, exceto quando algum deles necessita que o computador seja reiniciado.

Entretanto, também é possível que você selecione quais atualizações deseja instalar. Esta opção pode ser habilitada no Painel de Controle do Windows. Neste caso, o Windows Update encontrará as atualizações e mostrará uma lista com os novos componentes, onde cabe a você decidir quais deseja instalar.

Licenciamento

A Microsoft Update disponibiliza o serviço de atualizações automáticas gratuitamente, desde que seu Windows seja original. Caso você possua uma cópia pirata, é recomendado que adquira uma versão oficial do sistema operacional. Se você deseja continuar com a versão pirata, esteja ciente de que as atualizações automáticas podem reconhecer a originalidade do sistema e, ao constatar que sua cópia não está validada, as atualizações podem ser bloqueadas pela Microsoft Update.

Microsoft Update

Microsoft Update

Embora existam cada vez mais sistemas operacionais no mercado, alguns deles inclusive gratuitos, é difícil competir com o Microsoft Windows. Sua primeira versão comercial como sistema operacional foi o Windows NT, de 1993. Entretanto, o Windows é desenvolvido desde 1981.

Versões

Após o Windows NT, a Microsoft desenvolveu também as versões 3.x, 95, 98, 2000, XP, Vista, 7 e, atualmente, lançou no mercado o Windows 8. A partir do Windows 2000, o sistema passou a contar com as chamadas “atualizações automáticas”, uma função que vem sido desenvolvida progressivamente, junto aos novos sistemas lançados.

O que são atualizações automáticas

As atualizações automáticas, que costumam aparecer nos sistemas operacionais como “Windows Update”, são atualizações do sistema disponibilizadas no site da Microsoft Update. Estas atualizações têm por objetivo corrigir falhas de segurança ou atualizar programas do pacote do Windows, como o Live Messenger, por exemplo.

Se o seu Windows está configurado para receber atualizações automáticas, ele baixará e fará a instalação destes dispositivos sozinho. Muitas vezes, o usuário nem percebe que uma atualização está sendo feita.

Entretanto, muitas vezes os usuários não desejam baixar todas as atualizações disponibilizadas pela Microsoft. Se seu computador não é muito potente e/ou não possui muito espaço em disco, pode ser uma boa opção desativar as atualizações automáticas. Nestes casos, contudo, é bom checar a página da Microsoft Update periodicamente, para não deixar de instalar as atualizações mais importantes.

Instalando a partir da Microsoft Update

Para conferir as atualizações disponibilizadas pela Microsoft, você deve acessar o site a partir do navegador Internet Explorer. A página fará, então, um diagnóstico de seu sistema operacional, para definir quais atualizações estão disponíveis. Basta, então, selecionar aquelas que você deseja instalar e o Windows cuidará do resto do processo.

É importante lembrar que, antes de instalar qualquer componente em seu computador, você deve criar um ponto de restauração do sistema. Qualquer instalação, mesmo que inofensiva, pode causar problemas de compatibilidade com outros programas. Para fazer isso, vá até Acessórios – Ferramentas do Sistema – Restauração do Sistema.

Pesquisar
Artigos Relacionados