Michael Oher: De Sem-Teto ao Super Bowl
Nascido no dia 28 de maio do ano de 1987, em Memphis, no Tennessee, Michael Jerome Oher, é um conhecido jogador de futebol americano, cuja vida até o primeiro ano da faculdade foi tema de um livro lançado no ano de 2006 por Michael Lewis (The Blind Side: Evolutin of a Game) e ainda do filme The Blind Side (no Brasil, o filme se chama “Um Sonho Possível”), lançado no ano de 2009.
A história de Michael Oher
Filho de um presidiário e de Denise Oher que até hoje é viciada em crack, a história de Oher começa quando ele foi despejado. Sem um lugar para morar, ele acaba conhecendo a família de Leigh e tempos depois é adotado pela família dela. Atualmente, desde 2009, Michael Oher é o offensive tackle do Baltimore Ravens da Liga Nacional de Football. O contrato de Oher é de aproximadamente cinco anos, no valor de U$ 13,8 milhões de dólares, o equivalente a R$ 28 milhões. Com apenas 23 anos, Oher conseguir disputar seu primeiro Super Bowl, torneio mais importante de football americano.
Confira mais
Apesar de ter ganhado um pai, uma mãe, um irmão e uma irmã, Michael nunca se esqueceu da família biológica. Com o primeiro salário que recebeu, Michael Oher comprou roupas e carros para seus 11 irmãos de sangue. Mas, sua mãe biológica Denise vendeu todos os presentes e enviou uma mensagem raivosa para Michael. A relação dos dois continua conturbada porque Denise continua envolvida com drogas. Além disso, Michael sempre tenta ajudar Denise, mas ela recusa qualquer tipo de ajuda do filho. Por isso, Oher não costuma falar muito da vida pessoal e dar detalhes à respeito desse assunto.
Filme: The Blind Side
Desde seu lançamento em 2009, o filme “Um Sonho Possível” se tornou um grande sucesso. Além dos vários prêmios que recebeu, o filme fez com que a atriz Sandra Bullock recebesse o Oscar de Melhor Atriz pela interpretação de Leigh Anne Tuohy (mãe adotiva de Michael). Apesar do roteiro do filme contar toda a história de vida do jogador, Michael não gostou de algumas cenas e resolveu escrever um livro para esclarecê-las. Por exemplo, o filme mostra Oher aprendendo as noções básicas do football, o que não é verdade, já que no livro ele ressalta que desde a infância praticou o esporte, fazendo com que na adolescência seus conhecimentos sobre o esporte já fossem satisfatórios. No livro, Oher não tenta desmentir esses fatos da sua vida, apenas busca expor sua própria visão nos fatos ocorridos.
Mais informações
O livro “i Beat the Odds” serve como um complemento do filme “Um Sonho Possível”. Pode-se dizer que o objetivo principal do livro é encorajadar as milhares de crianças órfãs que vivem nos Estados Unidos. Apesar de sua irrefutável capacidade de esquecer dos problemas para seguir em frente, Oher teve que voltar ao passado para contar com veracidade toda a trajetória do jogador antes de conhecer os Tuohy e conquistar um final feliz.