Metrô SP

links patrocinados

Metrô SP

Metrô SP

O metrô de São Paulo está em funcionamento desde setembro de 1974 e é operado pela empresa Companhia do Metropolitano de São Paulo.

O transporte possui cerca de setenta e cinco quilômetros de extensão distribuídos entre cinco linhas, que por sua vez são ligadas por sessenta e quatro estações.

O metrô subterrâneo é integrado com trens urbanos em algumas estações, o que facilita a chegada de passageiros aos seus destinos.

De acordo com estimativas da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o metrô da capital paulista transporta quatro milhões e meio de pessoas por dia.

Qualidade

A qualidade do metrô é questionável. Em 2010, o The Metro Awards concedeu ao transporte metroviário de São Paulo o título de melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina.

No ano seguinte, porém, uma pesquisa realizada pelo Datafolha com mais de mil passageiros revelou que a grande maioria não estava satisfeita com a qualidade do transporte.

Qualidade do Metrô SP

O que fica claro para as pessoas que utilizam o transporte todos os dias é que ele está saturado há muito tempo. Há filas intermináveis e muito empurra-empurra, principalmente pela manhã e no fim da tarde. Além disso, a tarifa de R$3 é considerada alta se levada em conta a qualidade do transporte.

Linhas

Como já foi mencionado, o metrô de São Paulo é formado por cinco linhas, entre elas a Azul (número um), Verde (número dois), Vermelha (número três), Amarela (número quatro) e Lilás (número cinco).

A linha Azul foi a primeira a ser inaugurada e liga o Tucuruvi ao Jabaquara. Esta linha possui vinte quilômetros de extensão e as paradas acontecem em vinte e três estações, entre as quais Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo/Ayrton Senna, Carandiru, Santana, Portuguesa/Tietê, Armênia, Luz, São Bento, Tiradentes, Sé, Vergueiro, São Joaquim, Paraíso, Ana Rosa, Liberdade, Chácara Klabin, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara.

Linhas do Metrô SP

A linha Verde possui aproximadamente quatorze quilômetros de extensão e foi inaugurada em 1991. Ela faz a ligação entre as vilas Madalena e Prudente e compreende quatorze estações, entre elas Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Paulista/Consolação, Trianon/MASP, Tamanduateí Brigadeiro, Paraíso, Chácara Klabin, Ana Rosa, Santos/Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã e Vila Prudente.

A linha Vermelha foi a segunda a ser colocada em funcionamento, conta com mais de vinte quilômetros de extensão e conta com dezoito estações: Palmeiras/Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, Sé, Pedro II, República Anhangabaú, Brás, Bresser/Mooca, Belém, Carrão, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Patriarca, Guilhermina/Esperança, Artur Alvim e Corinthians/Itaquera.

A linha Amarela é a única dentre as cinco a ser operada pela empresa ViaQuatro. Esta linha liga a estação da Luz ao Butantã e realiza seis paradas, nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista/Consolação, República Anhangabaú e Luz.

Site do Metrô SP

A linha Lilás liga o Capão Redondo ao Largo Treze. A linha, por enquanto, é a menor de todas, com apenas oito quilômetros.

Onze estações estão sendo construídas, mas por enquanto são apenas seis, entre as quais Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovani Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

Site

No site do metrô de São Paulo é possível ter acesso ao mapa das linhas, conferir a situação do transporte no momento (se está lento ou andando rápido) e conferir dicas de espaços de lazer dispostos próximos às paradas.

Horas do Metrô SP Metros em sao Paulo

Pesquisar
Artigos Relacionados