Mercado de Trabalho

links patrocinados

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho

Características do mercado de trabalho

Mercado de trabalho é uma das expressões que mais marcam presença em noticiários, pesquisas sobre economia e também na boca da população em geral. Apesar de bastante popular, muitas pessoas não sabem exatamente o que o termo quer dizer.

De maneira simplificada, o mercado de trabalho promove a relação entre os que oferecem força de trabalho ou mão de obra, no caso os trabalhadores, com quem as procuram, ou seja, os empregadores.

Assim como no comércio, em que existe a lei da oferta e da procura, o mercado de trabalho também é regido por ela, uma vez que quando há muitos profissionais formados em uma mesma área, a tendência é a de que o mercado fique saturado, ou seja, sem espaço para tanta gente. Neste caso, a solução é se especializar, tentando ficar à frente dos concorrentes, ou então buscar uma vaga em outra área.

Entrevista de trabalho

O contrário também pode acontecer: falta de profissionais para ocupar determinados cargos, algo que se percebe atualmente com a engenharia, ou então cargos sendo encerrados e profissionais sendo substituídos por máquinas, uma situação bastante usual nas indústrias.

Mercado de trabalho nos dias de hoje

O mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente. E não é para menos, afinal, existem milhares de faculdades espalhadas pelo mundo, centros de ensino que oferecem cursos para quem não tem condições de pagar e escolas técnicas, que formam a cada ano milhares de profissionais em busca de uma vaga.

Por outro lado a cada momento criam-se novas necessidades e é necessário haver pessoas para supri-las.

Vagas de trabalho

Seja qual for o caso, a concorrência sempre é grande, por isto, se destaca quem se prepara e se esforça.

Outra mudança no mercado de trabalho atual com relação ao que existia há algumas décadas é a maior presença da mulher. Enquanto que antes elas serviam apenas para cuidar da casa e das crianças, atualmente elas ocupam cargos de chefia em empresas renomadas e ainda têm tempo para criar os filhos e deixar a casa em ordem.

Os mais pobres e até algum tempo totalmente excluídos, como os negros, também estão tendo mais chances de conquistar um lugar ao sol por conta de programas do governo voltados para a educação e também para o mercado.

Como se preparar para o mercado de trabalho

Vagas para o Mercado de trabalho

Como já foi falado, o mercado de trabalho fica cada dia mais exigente. Para não ser passado para trás, o ideal é procurar uma especialização e se aprofundar nela através de cursos complementares, pesquisas e materiais de estudo.

Também é interessante almejar cargos primeiramente pequenos para adquirir experiência e então se preparar para alçar voos maiores, concorrendo a vagas mais disputadas.

Manter uma rede de contatos também é muito importante, assim como realizar tarefas que não necessariamente tenham a ver com o emprego, como viagens ao exterior e trabalhos voluntários, que dão ideia de amadurecimento.

O que o mercado exige dos profissionais

O mercado de trabalho atual exige dos profissionais pró-atividade, comprometimento, independência, liderança, ousadia, ambição, criatividade e conhecimentos aprofundados sobre a área na qual se atua.

Mercado de trabalho no Brasil Trabalhos no pais

Pesquisar
Artigos Relacionados