Melhores sitcoms da história

links patrocinados

Melhores sitcoms da história

O termo “sitcom” tem origem na língua inglesa, sendo uma abreviação de “situation comedy” – ou “comédia de situação”. Este termo é utilizado, geralmente, para designar séries televisivas de comédia que têm personagens comuns. As situações cômicas acontecem em ambientes do cotidiano, como o trabalho, a família, o namoro ou o grupo de amigos. Alguns destes programas são gravados em teatros, com a presença de uma plateia. Em outros, é comum a utilização de risadas como efeitos sonoros, para simular a presença de um público.

As sitcoms apareceram pela primeira vez na Inglaterra, antes mesmo da popularização da televisão. Embora tenha surgido no rádio, o formato se consolidou com a TV e, atualmente, é essencial na programação de algumas emissoras, especialmente da TV por assinatura. Abaixo, enumeramos alguns dos melhores sitcoms da história.

O sitcom mais longo da história

Melhores sitcoms da história Conheça os Melhores sitcoms da história

Curiosamente, o sitcom mais longo da história é quase um desconhecido no Brasil, país que é grande fã do gênero. Trata-se de “Last of the summer wine”, uma série do Reino Unido que começou a ser exibida pela BBC em 1973, sendo encerrada em 2010. A série conta a história de três amigos idosos que vivem uma espécie de “segunda infância”. Sem mulheres, empregos e maiores responsabilidades, os três passam os dias especulando sobre a vida dos outros e desenvolvendo invenções. “Last of the summer wine” teve 295 episódios.

O que é Sitcoms

Outros sitcoms famosos da história

A década de 1990 foi o auge do sitcom televisivo no mundo, graças, principalmente, às séries Friends e Seinfeld. A primeira se passa em Nova York e tem como protagonistas um grupo de seis amigos: Joey, Chandler, Ross, Monica, Rachel e Phoebe. Friends foi produzida entre 1994 e 2004. Seu sucesso foi tão grande que a maioria dos atores da sitcom jamais conseguiram se desvincular de seus papeis. É o caso de Lisa Kudrow e Matt LeBlanc. Recentemente, a NBC anunciou uma temporada extra de Friends, que reunirá os atores quase 20 anos depois do início da série. A produção deve ir ao ar em 2014.

Seinfeld, por sua vez, foi exibida entre 1989 e 1998. A série, que teve como principal característica o humor ácido, relatava cenas extremamente triviais, como a compra de um terno, a espera na fila do cinema ou a ida a um restaurante. Em 2002, Seinfeld conquistou o prêmio de melhor programa da história, oferecido pelo TV Guide.

Sitcoms atuais

Sitcoms atuais

Atualmente há diversos sitcoms sendo exibidos, como The Office, The Big Bang Theory, Mike & Molly e The Middle. A Warner é um dos canais que mais possuem sitcoms famosas no momento. Alguns canais da TV aberta, como o SBT, também exibem várias séries do gênero.

Sitcoms brasileiros

Sitcom brasileiro

O Brasil também já foi bem representado no segmento de sitcoms. Os exemplos de maior sucesso são Sai de Baixo – que era, de fato, gravado em frente a uma plateia – e Os Normais, que chegou a dar origem a dois filmes. O sitcom brasileiro mais famoso da atualidade é A Grande Família.

Pesquisar
Artigos Relacionados