Melhores filmes brasileiros de 2013

links patrocinados

Melhores filmes brasileiros de 2013

Nos últimos anos, o cinema brasileiro tem dado mostras claras de sua evolução. Isso pode ser percebido tanto na qualidade da produção cinematográfica quanto na variedade de temas. Se, antes, os filmes brasileiros eram um pouco criticados por serem monotemáticos, atualmente é possível encontrar os mais diversos gêneros, como dramas, comédias, suspenses e muitos outros.

De volta ao Oscar

Conheça os Melhores filmes brasileiros de 2013 Melhores filmes brasileiros de 2013 - confira

Esta evolução no cinema brasileiro pode ser percebida com o retorno do país ao Oscar. O filme “O som ao redor”, de Kléber Mendonça Filho, considerado um dos melhores do ano, disputará o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014. O Brasil não tinha um filme na disputa desde 1999, quando Central do Brasil foi derrotado pelo italiano A Vida é Bela.

O Som ao Redor conta a história de um rua do Recife, em um bairro de classe média, que vê sua rotina completamente alterada com a chegada de uma milícia de segurança particular. Enquanto alguns se sentem seguros, outros começam a viver em tensão.

Embora O Som ao Redor tenha sido extremamente elogiado, o filme não foi o único a fazer muito sucesso em 2013. Confira, abaixo, aqueles que têm sido considerados os melhores filmes brasileiros de 2013.

Quais os Melhores filmes brasileiros de 2013

Melhores filmes brasileiros de 2013 no Festival de Gramado

Os festivais são um excelente termômetro para a qualidade dos filmes. Feitos de maneira independente – ou, pelo menos, mais independente do que os prêmios da indústria cinematográfica -, os festivais costumam priorizar a riqueza do enredo e as atuações individuais, ao invés de fatores econômicos e outros.

Por isso, o tradicional Festival de Gramado nos oferece um panorama sobre os melhores filmes brasileiros do ano. Em 2013, o prêmio foi para Tatuagem, que narra a história de amor inusitada entre um soldado do Exército e um artista de teatro, durante o período da ditadura militar.

O filme Éden também foi muito elogiado no festival. A atriz Leandra Leal, inclusive, recebeu o prêmio de melhor atriz por sua personagem no filme, uma mãe que criou os filhos sozinha.

Filmes de 2013

Outros filmes

Além das produções acima mencionadas, o Brasil também teve outros filmes de destaque em 2013. É o caso de A Bruta Flor do Querer, dos estreantes diretores Andradina Azevedo e Dida Andrade, além de O Primeiro Dia de Um Ano Qualquer, de Domingos Oliveira. A Coleção Invisível, juntamente com Tatuagem, mostrou o poder do cinema nordestino para o cenário nacional.

Por fim, também merecem menção os filmes Os Amigos, Revelando Sebastião Salgado, a animação Até que a Sbórnia nos Separe, Colegas, Faroeste Caboclo e Gonzaga: de pai para filho.

Confira os Melhores filmes brasileiros de 2013

Onde encontrar

Nem todos os melhores filmes brasileiros de 2013 estão disponíveis em DVD no momento. Alguns deles ainda integram o circuito cinematográfico do país, percorrendo festivais e grandes salas. Contudo, devido à visibilidade destas produções, muitas delas devem sair em DVD até o final de 2013, ou no início do próximo ano. Para conhecer mais sobre os filmes mencionados neste artigo, acesse páginas especializadas como Adoro Cinema e Omelete.

Pesquisar