Melhores cursos de Arquitetura do Brasil

links patrocinados

Melhores cursos de Arquitetura do Brasil

A Arquitetura consiste na organização interna e externa de espaços, respeitando critérios como conforto, estética e funcionalidade. Neste contexto, o arquiteto é aquele profissional responsável pela construção ou reforma de edificações. Dentre suas atribuições estão o desenho da planta, a escolha dos materiais que serão usados durante a obra, a disposição de cômodos e objetos, a iluminação, a ventilação e muito mais. Nos cursos de Arquitetura que também incluem o Urbanismo, o profissional se responsabiliza também pelo crescimento racional de bairros e cidades.

Pela proximidade de suas atribuições, geralmente o arquiteto é confundido com o engenheiro civil. Os dois profissionais, entretanto, têm áreas de atuação distinta dentro das construções. O engenheiro é quem projeta e executa as obras, enquanto o arquiteto é responsável pela organização do espaço. Em relação aos projetos de planejamento urbano, o arquiteto detém a exclusividade de atuação. Os engenheiros, por sua vez, são os únicos profissionais capacitados para a execução de obras de infraestrutura.

Salários e mercado de trabalho

A remuneração inicial média de um arquiteto, com carga horária de trabalho de seis horas diárias, é de R$3,7 mil.

Melhores cursos de Arquitetura do Brasil Arquitetura do Brasil

No Brasil, a profissão vem crescendo de maneira considerável, principalmente devido aos grandes eventos esportivos que acontecerão em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos). O setor de turismo também é um dos grandes responsáveis pela expansão do mercado de trabalho para arquitetos. Por isso, além das regiões sul e sudeste, o nordeste também tem apresentado um aquecimento no mercado profissional para quem se forma em Arquitetura.

Se você tem interesse em seguir esta área profissional, confira abaixo quais são os melhores cursos de Arquitetura do país.

Cursos de Arquitetura do Brasil

Cursos de Arquitetura com melhor avaliação no país

O Guia do Estudante, da editora Abril, é uma das publicações mais respeitadas sobre o meio acadêmico e mercado de trabalho. Além de oferecer diversas informações sobre centenas de cursos superiores, a página também possui um ranking próprio de cursos, que leva em conta elementos como currículo de docentes, estrutura laboratorial e muito mais.

Segundo o Guia do estudante, há seis cursos de Arquitetura no Brasil que possuem cinco estrelas – a avaliação máxima oferecida pela página. Estes cursos são ofertados nas seguintes instituições: USP (São Paulo), Unicamp (Campinas), PUCRS (Porto Alegre), UEL (Londrina), UFPE (Recife), UFPB (João Pessoa) e UFBA (Salvador).

Confira os Melhores cursos de Arquitetura do Brasil

Outros cursos de Arquitetura bem avaliados

Além dos cursos acima mencionados, há vários outros que se destacam pela qualidade de ensino, como o da UFRN (Natal), UFSC (Florianópolis), UFT (Palmas), UFMS (Campo Grande) e UEM (Maringá). No Guia do Estudante você pode acessar a lista completa de cursos avaliados pela publicação.

Conheça os Melhores cursos de Arquitetura do Brasil

O curso

O curso de Arquitetura tem duração média de cinco anos, período no qual os estudantes aprendem, principalmente, sobre Ciências Exatas e Humanas. O curso de Arquitetura habilita os profissionais para atuar em setores como restauro de edifícios, paisagismo, arquitetura verde, arquitetura industrial e comunicação visual, dentre outros. O arquiteto deve ter uma ótima noção de desenho. Por isso, a maioria dos cursos exige um teste de aptidão durante o processo seletivo.

Pesquisar
Artigos Relacionados