Melhor postura para dormir

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Melhor postura para dormir

A hora do sono é extremamente importante. Neste momento recuperamos nossas energias e relaxamos, para poder encarar mais um dia na manhã seguinte. Contudo, o sono é um momento que inspira uma série de cuidados. Um deles é a escolha da melhor postura para dormir. Quem não adota uma postura adequada durante o sono pode acordar cansado e com dores. Em longo prazo, uma postura ruim enquanto dormimos pode, inclusive, originar desvios na coluna, o que exigirá tratamento. Confira, abaixo, as posições boas e ruins para dormir.

Posturas boas para dormir

Melhor postura para dormir Confira a Melhor postura para dormir

Melhor postura para dormir é de lado. Desta forma, permitimos o alinhamento da coluna e uma boa respiração. O principal cuidado a ser tomado, neste caso, é a escolha de um bom travesseiro. O ideal é que o travesseiro tenha uma altura igual à do ombro, o que assegura o bom alinhamento da coluna. É recomendável um travesseiro um pouco mais alto do que aquele utilizado para quem prefere dormir com a barriga para cima. Uma sugestão é utilizar um travesseiro de espuma firme, que será utilizado como sustentação, logo abaixo de um suave, que entrará em contato com o rosto.

A posição lateral fica ainda melhor se utilizarmos uma almofada ou travesseiro entre as pernas. Com isso, os músculos da coxa ficam mais relaxados.

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Outra posição recomendável

Outra boa posição para dormir é com a barriga para cima. Contudo, neste caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo, para que a coluna cervical se alinhe com as outras partes da coluna. Nesta posição, os braços podem ficar sobre o abdômen ou ao lado do corpo. Esta posição, entretanto, não é recomendada para quem ronca. Nestes casos, é melhor optar pela posição lateral.

Qual é a Melhor postura para dormir

Posições ruins para dormir

Dormir de barriga para cima com travesseiros altos é algo ruim, pois o desvio na coluna cervical pode ocasionar dores no pescoço. Por isso, a cabeça não deve ficar curvada, mais alta do que o restante do corpo. Em longo prazo, estas dores podem inclusive se tornar crônicas.

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A pior posição para dormir

Um consenso entre os especialistas em sono é que a posição de barriga para baixo é a pior para dormir. Isso porque, nesta posição, precisamos torcer o pescoço para respirar melhor. Por isso, quem dorme com a barriga para baixo costuma ter dores nas costas e torcicolos. Outro problema é a posição da própria coluna, que geralmente fica torta.

Outra situação que prejudica o sono é dormir com frio. Nestes casos, é natural que o corpo se encolha para melhorar a sensação térmica, o que ocasiona a contração dos músculos. Isso prejudica nossa postura e cansa os músculos. Portanto, além da posição ideal para dormir, é preciso também estar atento ao tipo de travesseiro utilizado e à temperatura ambiente. Prestando atenção em todos estes fatores, você certamente terá uma noite de sono muito mais agradável e revigorante. É importante ressaltar, também, que um colchão nunca deve ser utilizado por mais do que dez anos. Em alguns casos, é preciso trocar após cinco anos.

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