Meditação

links patrocinados

Meditação

Meditação

Sobre a Meditação

A meditação desenvolveu-se em várias culturas e regiões. Ela encontra-se entre a concentração e a contemplação. Historiadores dizem que a meditação é tão antiga quanto à própria humanidade.

Definições

A meditação tem várias definições. As mais corriqueiras é quando a pessoa se concentra retirando da mente todo e qualquer pensamento ficando em estado de êxtase. Ainda pode ser entendida como o ritual de uma pessoa em focar o pensamento e um único objeto, por exemplo, um mantra.

Já para os budistas seria uma análise de ensinamentos religiosos. Para outras crenças é uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto. A origem da palavra provém do latim mediatare, que por sua vez significa voltar-se para dentro o centro, desligando-se do mundo externo, fixando apenas a mente em si. Já em sânscrito, é chamado de dhyana, que provém de dharana, que significa concentração.

Praticando

Cada vez mais com a correria das cidades, as pessoas se pegam em constantes pensamentos entre passado e futuro. Relembrando memórias e conjeturando o futuro ficam boa parte do dia em pensamentos muitas vezes sem necessidade.

Com a prática da meditação é possível fazer com que esses pensamentos sejam diminuídos, ocorrendo uma melhor qualidade da vida no presente momento. Com a atenção devida, é possível desacelerar o pensamento, criando um silêncio mental e observando o presente da melhor maneira.

Através dela, é fácil conseguir dinamizar o pensamento e separar parte de nossa consciência que realiza a percepção. É fácil conseguir um descanso se colocando numa posição sentada e conseguir assim maior concentração na meditação, diminuindo interferências na mente que bloqueiam o pensamento.

Posição de Lótus

Uma posição muito conhecida entre os adeptos da meditação é a posição de lótus. Coloca-se o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito sobre a coxa esquerda. Ainda é possível fazer a posição meio lótus, que seria o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Caso ocorra com que a pessoa não consiga em nenhuma das duas posições, então ela poderá fazer a posição japonesa, que seria com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas.

 

Yin e Yang Desenho e Símbolo

Yin e Yang Desenho e Símbolo

O Yin e o Yang representam a dualidade, o bem e o mal, o ativo e passivo, o diurno e o noturno, e opostos como estes em todas as áreas da espiritualidade, criação e filosofias. O símbolo é conhecido no mundo inteiro principalmente por ser símbolo de uma famosa grife a Town And Country. Que também representa de certa forma a dualidade entre Campo e cidade.

Como funciona o Yin e Yang

Os princípios da dualidade do Yin e Yang significam muito mais que simples opostos eles integram tudo que existe no mundo. O Yang que é o lado branco do símbolo traz em si a clareza, trata-se do principio mais ativo da vida, ele é luminoso, mais vivido, qualquer manifestação neste sentido esta no Yang, ou é representada no Yang.

O outro lado traz aqui que complementa, um não existe sem o outro. O Yin traz em si o escuro, o frio, sendo ele o lado passivo da dualidade da existência. Eles também são representados mais do que pelo símbolo em preto e branco, também pode parecer representação do Tigre e Do Dragão, isto na simbologia e filosofia chinesa significa os opostos.

Trata-se o Yin e o Yang do equilíbrio natural da existência, um não pode acontecer sem o outro, pois o principio da própria existência é a oposição. São cargas complementares, que sem um deles deixa de existir ou perde o sentido de sua existência.

A filosofia chinesa traz que o Yin e o Yang estão presentes desde o momento da criação do universo. Sendo que o Yang é o lado associado ao Sol, ao céu, ao quente e o Yin é por oposição a Lua, a Terra, aquilo que possui maior receptividade.

Simbologia

O símbolo de representação do Yin e Yang diz que sempre que um força, não importa qual seja, atinge seu extremo, não tendo mais como ir além ela cria, ou manifesta, dentro de si um ponto do seu oposto, uma semente que faz oposição àquilo que a força é.

Os desenhos e diagramas do Yin e Yang podem ser encontrados em livros de filosofia chinesa, também podem ser associados ao Kung Fu, que trabalha corpo e mente com dualidade de forças e com tudo que existe na natureza. Kung Fu é a habilidade naquilo que se faz, Yin ou Yang.

Pesquisar
Artigos Relacionados