Material reciclado

Material reciclado

Material reciclado

A reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente. E para acontecer esse processo é necessária conscientização de toda a população mundial, afinal, este é um problema que todos devem cuidar. Reciclar designa reaproveitar algo que já fora utilizado anteriormente. Esse processo consiste em transformar um material ao seu estado original, para que ele possa ser reaproveitado ou para o mesmo fim que já fora usado ou para outro.

A reciclagem por si só é uma atividade que poucos praticam, o mais comum de ser encontrado no país são trabalhos manuais de reaproveitamento de materiais. Muitos dos produtos são reciclados por empresas, por exemplo, fábrica de papel também reciclam o material. No entanto, cabe a cada um fazer o que é fundamental: separar do material orgânico aquilo que pode ser reciclado, e colocar em lixeiras destinadas para cada material

Dados no Brasil do Material Reciclado

Por dia são produzidos aproximadamente 195 toneladas de lixo, o que corresponde a mais de 60 milhões de tonelada em todo o ano. As principais cidades brasileiras são as principais responsáveis por essa produção de resíduos sólidos.

Para poder haver uma coleta de materiais recicláveis há em todas as cidades dezenas de catadores de lixo, um a cada 1000 habitantes no país são catadores. Os catadores de recicláveis são os principais responsáveis pelo fornecimento de matéria-prima para os centros de reciclagem.

A reciclagem no Brasil

No Brasil o contexto da reciclagem iniciou há mais de 10 anos, o primeiro material utilizado era o papel. No entanto, a reciclagem passou a ganhar destaque e ter importância a partir da década de 70.

Apesar da importância dessa atividade no país há poucos programas de coleta seletiva, são menos de 500 municípios brasileiros que contam com programas que vão até a casa de todos os moradores coletar os produtos para a reciclagem. Essa atividade é exercida principalmente pelos catadores de reciclagem.

Quais materiais são recicláveis

É muito comum quando alguém pergunta quais materiais são recicláveis, a resposta ser: papel, vidro, plástico e metal. No entanto, não são todos os papéis, por exemplo, que são recicláveis. Papeis de caderno, jornal, de seda, lenços de papel, higiênico, toalha, papelão, cartolina, heliográfico e outros são exemplos de papeis que podem ser reciclados.

Os plásticos que podem ser recicláveis são: de embalagens de refrigerante e de cosméticos, escovas dentais, materiais de cozinha, e também plásticos que embalam verduras e demais produtos nos supermercados.

Os vidros que se encaixam nessa categoria são recipientes utilizados na cozinha, frascos, e aqueles que compõem as garrafas de bebida. Já os metais são em sua maioria recicláveis.

Materiais não recicláveis

Aqui segue uma lista de materiais que não se encaixam na reciclagem. Como por exemplo, alguns tipos de papeis como: higiênicos usados, vegetal, celofane, papel de foto, adesivos, papeis que já foram usados com alguma substância tóxica, e outros.

Os plásticos não recicláveis são aqueles já metalizados. Os vidros categorizados como não recicláveis são espelhos, aqueles presentes em janelas e em veículos, vidros temperados ou cristalizados e lâmpadas.

Fotos

Confira Fotos de Material reciclado:

Material reciclado Material reciclado Material reciclado Material reciclado

GD Star Rating
loading...
Material reciclado, Nota: 1.3 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados