Mata Atlântica

links patrocinados

Mata Atlântica

A Mata atlântica é um bioma que já ocorreu em quase todo território brasileiro, ela ainda esta presente em regiões esparsas em todo o Brasil. Foi um dos biomas mais devastados do país. O ecossistema Mata Atlântica abriga uma das maiores diversidades de vida no planeta.

Onde Ocorre

A Mata atlântica já foi a segunda maior floresta tropical do mundo. Ela ocorria em grande escala e de grau elevado de importância na américa do sul. A Mata atlântica foi presente em todo litoral brasileiro, na faixa que vai do extremo sul do Rio Grande do Sul, até o Rio Grande do Norte. Na região sudeste e mais ao sul, a Mata atlântica chegou a ocupar faixas que iam do litoral até as regiões da argentina e do Paraguai.

A vegetação da Mata Atlântica tinha sua continuidade em algumas áreas em encontro com a floresta amazônica. Até o inicio do século XX era um dos ecossistemas de maior presença em regiões habitadas do país.

Com a intensificação da exploração a partir do século XX a Mata Atlântica sofreu um grande impacto em sua área, chegando hoje em dia a ser uma das florestas tropicais que correm o maior risco de extinção em todo o mundo. De clima subtropical mais ao sul, e tropical mais ao norte, a Mata Atlântica ainda abriga uma das maiores biodiversidades do mundo.

Ecossistemas

A Mata Atlântica concentra uma grande diversidade de ecossistemas. O Bioma Mata atlântica concentra a Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Decidual, Floresta Semidecidual, Mangues e Restingas.

Cada um destes ecossistemas com características e diversidades únicas de vidas. A vegetação, disposição das aguas e mesmo a vida animal ocorre de formas diferentes em cada um destes diferentes ecossistemas que compõe a Mata Atlântica.

Preservação

A preservação da Mata Atlântica é assunto entre cientistas de todas as áreas do saber e da população em geral. Algumas medidas de preservação foram tomadas a partir de politicas publicas, como a criação de Áreas de Proteção Permanente, falta maior intensificação na fiscalização dessas áreas e investimentos em politicas educacionais. Além de equipamentos para policia ambiental e leis que punam mais severamente crimes ambientais.

 

Principais destinos turisticos do Brasil

Principais destinos turisticos do Brasil

O Brasil possui inúmeras maravilhas naturais e outras criadas pelo homem. Isso faz com que o país seja um grande pólo do turismo mundial. Algumas pesquisas recentes apontam que o Brasil está melhorando sua imagem no exterior. Além dos clichês de sempre – o futebol, o Carnaval -, hoje em dia o Brasil também é visto como um país de economia forte e preocupação social.

Com isso, a tendência é que o número de turistas estrangeiros aumente ainda mais. Em 2008, eles superaram a marca de cinco milhões. Isso faz do Brasil o maior pólo turístico da América do Sul e o segundo maior da América Latina, ficando atrás apenas do México.

Principais destinos

Todas as regiões brasileiras possuem excelentes opções de turismo. No Nordeste, por exemplo, existem belíssimas praias que, às vezes, são comparadas com as do litoral caribenho. Além da natureza, merecem destaque também a cultura nordestina, com danças e culinária típicas.

O Norte do país se destaca pela fauna, sendo excelente para o ecoturismo. Com baixa densidade demográfica, o norte possui regiões praticamente intocadas. Os centros históricos, presentes em cidades como Belém, Manaus e Santarém, também são muito procurados.

A região Sudeste é a mais visitada, por agregar uma série de locais diferentes para o turismo. As praias e o Carnaval são os grandes atrativos do Rio de Janeiro. São Paulo se destaca pelo turismo de negócios, pouco explorado em outras regiões. Minas Gerais enfatiza o turismo histórico, presente em cidades como Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes.

A região Sul, repleta de belezas naturais e com um clima bem diferente do restante do país, atrai muitos visitantes para locais como as Cataratas do Iguaçu, Florianópolis, Gramado e a Serra Gaúcha. Também são muito visitadas as regiões de Gramado e Canela, especialmente no período das festas de fim de ano.

Por fim, a região Centro-Oeste, que abriga a capital do país, repleta de projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer. O estado de Goiás abriga a Chapada dos Veadeiros e Caldas Novas, famosa por suas águas termais. Temos também o Pantanal mato-grossense e as cidades de Bonito, Corumbá e diversas outras no Mato Grosso do Sul.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados