Maiores parques nacionais do Brasil

links patrocinados

Maiores parques nacionais do Brasil

O Brasil possui uma grande diversidade de fauna e flora. Em alguns casos, determinadas regiões ganham o status de reservas naturais, o que faz com que sua proteção seja assegurada por lei. Com o objetivo de preservar relevantes ecossistemas naturais e áreas de beleza inestimável, foi criado o conceito de parque nacional, nome dado a regiões que podem servir ao mesmo tempo à pesquisa científica e a atividades educacionais, como o turismo ecológico, por exemplo.

Os parques nacionais, como o nome sugere, são aqueles criados e administrados pela esfera federal do poder público. Ou seja, também é possível encontrar parques estaduais e municipais. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os maiores parques nacionais do Brasil.

Administração dos parques nacionais do Brasil

Maiores parques nacionais do Brasil Conheça os Maiores parques nacionais do Brasil

Todos os parques nacionais do país são administrados e mantidos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão subsidiário do Ministério do Meio Ambiente. O ICMBio é responsável, por exemplo, por determinar se um parque nacional pode ser aberto ou não à visitação, além de definir limites no número de visitantes e outras providências. Até o início de 2013, o Brasil contava com 68 parques nacionais, em todas as regiões do país.

Maiores parques nacionais do Brasil - saiba mais

Maiores parques nacionais das regiões norte e nordeste

O maior parque nacional das regiões norte e nordeste é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que se localiza nos estados do Pará e do Amapá. Sua área é de cerca de 3,8 milhões de hectares e, além de ser o maior parque nacional da região, o Tumucumaque é também o maior parque nacional de todo o país. Sua criação remete ao ano de 2002.

Outro parque nacional que se destaca na região é o Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no Amazonas. Este parque foi criado em 1979 e possui cerca de 2,2 milhões de hectares. Sua criação, há mais de três décadas, teve o objetivo de proteger parte relevante do ecossistema da Amazônia.

Saiba quais os Maiores parques nacionais do Brasil

Sul e sudeste

Em dimensões, os parques nacionais brasileiros localizados nas regiões sul e sudeste são consideravelmente menores do que aqueles do norte e nordeste. Contudo, a importância destes para a manutenção da biodiversidade é a mesma. Dentre os maiores parques destas regiões podemos mencionar o Parque Nacional da Serra da Canastra, com 71,5 mil hectares, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, com 231 mil hectares, e o Parque Nacional do Iguaçu, com 185 mil hectares, dentre outros.

Maiores parques nacionais do Brasil - saiba mais

Centro-Oeste

O Centro-Oeste também possui alguns parques muito conhecidos do público brasileiro, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, com cerca de 65 mil hectares. Um dos destaques deste parque é seu forte caráter místico, atraindo muitos adeptos do esoterismo.

Outros parques nacionais que se destacam na região Centro-Oeste por suas dimensões são o Parque Nacional do Juruena, com 195 mil hectares, e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, com 961 mil hectares.

Geralmente, estes parques têm determinadas áreas abertas para visitação. Para conhecer mais detalhes sobre estes e outros parques nacionais, acesse o site do ICMBio.

Pesquisar
Artigos Relacionados