Maiores parques nacionais do Brasil
Maiores parques nacionais do Brasil
O Brasil possui uma grande diversidade de fauna e flora. Em alguns casos, determinadas regiões ganham o status de reservas naturais, o que faz com que sua proteção seja assegurada por lei. Com o objetivo de preservar relevantes ecossistemas naturais e áreas de beleza inestimável, foi criado o conceito de parque nacional, nome dado a regiões que podem servir ao mesmo tempo à pesquisa científica e a atividades educacionais, como o turismo ecológico, por exemplo.
Os parques nacionais, como o nome sugere, são aqueles criados e administrados pela esfera federal do poder público. Ou seja, também é possível encontrar parques estaduais e municipais. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os maiores parques nacionais do Brasil.
Administração dos parques nacionais do Brasil
Todos os parques nacionais do país são administrados e mantidos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão subsidiário do Ministério do Meio Ambiente. O ICMBio é responsável, por exemplo, por determinar se um parque nacional pode ser aberto ou não à visitação, além de definir limites no número de visitantes e outras providências. Até o início de 2013, o Brasil contava com 68 parques nacionais, em todas as regiões do país.
Maiores parques nacionais das regiões norte e nordeste
O maior parque nacional das regiões norte e nordeste é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que se localiza nos estados do Pará e do Amapá. Sua área é de cerca de 3,8 milhões de hectares e, além de ser o maior parque nacional da região, o Tumucumaque é também o maior parque nacional de todo o país. Sua criação remete ao ano de 2002.
Outro parque nacional que se destaca na região é o Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no Amazonas. Este parque foi criado em 1979 e possui cerca de 2,2 milhões de hectares. Sua criação, há mais de três décadas, teve o objetivo de proteger parte relevante do ecossistema da Amazônia.
Sul e sudeste
Em dimensões, os parques nacionais brasileiros localizados nas regiões sul e sudeste são consideravelmente menores do que aqueles do norte e nordeste. Contudo, a importância destes para a manutenção da biodiversidade é a mesma. Dentre os maiores parques destas regiões podemos mencionar o Parque Nacional da Serra da Canastra, com 71,5 mil hectares, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, com 231 mil hectares, e o Parque Nacional do Iguaçu, com 185 mil hectares, dentre outros.
Centro-Oeste
O Centro-Oeste também possui alguns parques muito conhecidos do público brasileiro, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, com cerca de 65 mil hectares. Um dos destaques deste parque é seu forte caráter místico, atraindo muitos adeptos do esoterismo.
Outros parques nacionais que se destacam na região Centro-Oeste por suas dimensões são o Parque Nacional do Juruena, com 195 mil hectares, e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, com 961 mil hectares.
Geralmente, estes parques têm determinadas áreas abertas para visitação. Para conhecer mais detalhes sobre estes e outros parques nacionais, acesse o site do ICMBio.