Magazine Luiza BH

links patrocinados

Magazine Luiza BH

O Magazine Luiza é uma loja de produtos de varejo brasileira fundada em 1958 na cidade de Franca, no estado de São Paulo.

É a terceira maior rede de varejo no país, ficando atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar (que é proprietário das lojas Casas Bahia e do Ponto Frio) e da Máquina de Vendas (das marcas Insinuante e Ricardo Eletro). Atualmente possui lojas nos seguintes estados: Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo.

Histórico

Até os meados da década de setenta, a história do Magazine Luiza se limitava à cidade de Franca, embora sua popularidade fosse grande no local, inclusive participando de uma promoção de rádio para escolher o nome da loja. Em 1976, é inaugurada a primeira Magazine Luiza (ainda em Franca) caracterizada como loja de departamento (que possui grandes opções de produtos para os domicílios, passando por cama, mesa, banho, eletrônicos e afins). É nessa época que Luiza Helena Trajano, sobrinha da então dona da loja, começa a sua carreira – ela atualmente é a presidente do grupo.

Nos anos oitenta, são várias as implementações na rede: inauguração da primeira loja fora do estado de São Paulo, mais especificamente Minas Gerais, em Belo Horizonte (hoje uma das mais antigas na cidade), instalação de sistema computadorizado em cada unidade (uma das primeiras redes de varejo a fazer tal investimento), criação do primeiro centro de distribuição dos produtos (localizado em Ribeirão Preto. Nessa época, o Magazine Luiza já tinha mais de trinta lojas espalhadas pelo país.

Investimentos para crescer

A partir dos anos 90, Luiza Helena Trajano já era presidente e investiu bastante na ampliação das lojas, bem como na tecnologia de vendas. Alguns exemplos são a inauguração das Lojas Eletrônicas Luiza, que contava apenas com vendedores e um computador para mostrar os produtos, que eram enviados posteriormente para cidades que eram pequenas demais para receber uma grande loja.

Além disso, a expansão para outros estados se deu através da compra de diferentes pequenas redes, como a Arno, Base, Kilar e Madol – todas presentes em pelo menos um dos estados do Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Em 2010, adquiriu as Lojas Maia, uma rede localizada no Nordeste e que deve aumentar ainda mais a expansão da Magazine Luiza. Em 2011, anunciou a compra das lojas Baú da Felicidade, popularizado nos anos 90 pelo canal aberto SBT e seu presidente, Silvio Santos, adicionando pelo menos mais cem lojas nos estados do sul e sudeste.

Outras Informações

Em 2011, foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPWI) como a sexta melhor empresa para se trabalhar no Brasil, tendo ficado em primeiro lugar em 2003 e desde então aparece pelo menos entre as dez primeiras na lista. Uma boa ideia que ajudou a divulgar a loja ao redor do país, além de aumentar as vendas foi a criação da Liquidação Fantástica, há mais de quinze anos, que ocorre nas lojas uma vez ao ano com descontos de até setenta por cento e famosa por fazer com que os clientes formem filas gigantescas antes mesmo da loja abrir.

Para aumentar ainda mais o número de vendas, o site Magazine Luiza está sendo muito divulgado na mídia, tentando conquistar os clientes que moram em cidades sem filiais.

Fotos

Confira Fotos da Magazine Luiza BH:

Magazine LuizaMagazine Luiza
Lojas do MagazineLojas do Magazine
Luiza Helena Trajano é a diretora da redeLuiza Helena Trajano é a diretora da rede

Pesquisar
Artigos Relacionados