Livros para quem gosta de moda
Livros para quem gosta de moda
O mundo fashion não é só paixão pela costura e visão inovadora, é também saber de sua história e principais influências do passado. Confira algumas dicas de livros para quem gosta de moda.
Moda de A a Z e a Parisiense
Moda de A a Z: Entre as dicas de livros para quem gosta de moda, um dos mais indicados aos principiantes é o Moda de A a Z, que traz uma lista muito completa e interessante sobre os principais termos usados no mundo fashion. São cerca de 2 mil palavras em ordem alfabética, sendo um verdadeiro dicionário da moda, com significado, origem do termo e história.
Parisiense: outra obra indicada na lista dos livros para quem gosta de moda é A Parisiense – O Guia de Estilo de Ines de la Fressange. Suas páginas trazem um verdadeiro panorama sobre a moda na França, com dicas para ter uma vestimenta como as das mulheres de Paris.
Livros para quem gosta de moda: 100 Anos de Moda
100 anos de moda: um dos livros para quem gosta de moda que não deve faltar na cabeceira de nenhum amante do mundo fashion é 100 Anos de Moda, escrito por Cally Blackman. A obra conta com um trabalho bastante fotográfico e colorido, além de ter páginas de qualidade para a mostra dessas imagens. Como o próprio nome já sugere, faz uma verdadeira viagem pelo universo fashion de forma interessante e colorida.
O livro negro do estilo e A estratégia do estilo
O Livro Negro do Estilo: quem realmente se interessa pelo universo fashion deve ler essa obra de Nina Garcia, diretora de revistas de moda com sucesso mundial, como a Elle e Marie Clare. Entre os livros para quem gosta de moda, mostra como o leitor pode encontrar o seu visual dentre tantos os que são mostrados por aí.
A Estratégia do Estilo: na mesma categoria que traz livros para quem gosta de moda, A Estratégia do Estilo é também de Nina Garcia, também dando dicas ao leitor. Nesse caso, as dicas são referentes ao que tenho, preciso e quero na hora de me vestir bem.
Livros para quem gosta de moda: A Era Chanel e
A Era Chanel: Coco Chanel foi uma das grandes estilistas do século XX: ela inventou a mini saia e ainda popularizou um dos cortes de cabelo mais clássicos da história. Entre os livros para quem gosta de moda está a sua biografia, a obra A Era Chanel, que conta em mais detalhes a vida, carreira e relacionamentos amorosos dessa grande estilista francesa.
Glamour: quem está interessado em ler um clássico entre os livros para quem gosta de moda pode se aprofundar mais com a obra Glamour, de Diana Vreeland, uma famosa editora de moda. Em suas páginas, o leitor vai encontrar dicas fashion vindas de uma profissional que já esteve no comando da revista Vogue, a publicação mais importante do mundo para a área. Também fala sobre estilos e tem várias fotografias.
Curso de moda
O encanto da moda
Hoje em dia se vestir perante a moda da estação e da época é muito comum. Há muito tempo atrás, a moda era contrária a de atualmente: as mulheres privavam as roupas curtas, abusando das calças e saias compridas.
Mas o que sem dúvida podemos ver é que desde antigamente a moda se desenvolvia e mudava frequentemente, estilos pin-up, retrô, vintage, vestidos de bolinhas e calças coloridas foram estratégias de moda que marcaram épocas, e que depois de 30 ou 40 anos, esses estilos voltam, como foi o caso de todos os estilos acima citados, que começaram na metade do século XX e hoje seria completamente comum encontrar alguém na rua vestindo a mesma peça de roupa de 50 anos atrás.
A decisão de fazer um curso de moda
Fazer um curso de moda é com certeza um desafio e tanto. A decisão de acompanhar e ao mesmo tempo criar moda é uma decisão que só alguém que realmente adore criar tendências pode tomar!
Sendo assim, para realizar um curso de moda o essencial é muita vontade de aprender e criatividade sem igual, para desenvolver peças e tendências de moda. Mas, quem pensa que fazer um curso de moda é só mexer com roupas está muito enganado.
O curso engloba a criação e o desenho não só de roupas como também dos acessórios que ajudam a compor o look, além de que, o estudante de moda deve conhecer sobre cores, estampas, tecidos, texturas e tudo que possa vir a acrescentar em suas coleções!
Disciplinas curso de moda
As disciplinas do curso de moda podem ser tanto práticas quanto teóricas. As teóricas englobam toda a teoria necessária para a moda: estudo de tendências tanto atuais quanto passadas, histórias da arte e moda, influências da moda e etc.
Quanto às aulas práticas, que são as que os alunos mais gostam e também as mais procuradas, estas englobam as aulas de costura, desenho, composição, modelagem e etc. Além disso, na maioria dos cursos de moda os alunos produzem uma campanha a cada seis meses, o que é muito interessante para irem treinando para quando forem estilistas, não é mesmo?
Onde encontrar cursos de moda
Os cursos de moda podem ser encontrados em diversos lugares, o que dependerá é o tipo de curso que você quer fazer, pois ele pode ser mais extenso ou menos, dependendo da sua escolha.
Sendo assim, existem cursos de moda técnicos, cursos superiores e cursos mais simples, somente para acrescentar o conhecimento. Normalmente, os cursos técnicos são de um ano e meio a dois, onde os alunos aprendem tudo o que é necessário num tempo considerado curto.
Já as instituições de ensino superior que oferecem cursos de moda costumam oferece-lo por três ou quatro anos, com um curso mais completo e com disciplinas tanto teóricas quanto práticas.
Os cursos de moda também costumam variar de nome, podendo ser design de moda, tecnologia em design de moda, produção de moda e diversos outros. Identificou-se com a moda? Que tal começar um curso de moda ainda esse ano? Procure o que a sua cidade tem de melhor e comece o quanto antes a estudar o mundo encantador que é a moda!