Linha Amarela

links patrocinados

Linha Amarela

Linha Amarela

Com certeza você já ouviu falar, durante noticiários, das linhas amarela e vermelha do Rio de Janeiro. Você sabe, porém, do que se tratam e qual o objetivo destas linhas?

A Linha Amarela é considerada uma via expressa de extrema importância no Rio de Janeiro. O nome oficial é Avenida Governador Carlos Lacerda e a via promove a ligação da Baixada de Jacarepaguá com a Ilha do Fundão, garantindo que o motorista não precise trafegar pelas ruas da Zona Sul e poupe tempo no trânsito. A criação da via foi impulsionada pelos constantes congestionamentos na Zona Sul, na Avenida Brasil e também na Zona Norte.

Via Expressa Linha Amarela

A Linha Amarela é frequentemente associada à violência, e isto porque a via é palco recorrente de tiroteios entre traficantes rivais e também entre policiais e criminosos. É bastante comum que sejam realizadas falsas blitze no local coordenadas por traficantes, com o intuito de assaltar os motoristas e transeuntes.

Como a Linha Amarela é cercada por favelas, há a sensação de que a via, que possui vinte e cinco quilômetros, nunca está efetivamente tranquila. A violência é intensa há muitos anos e a impressão que se tem é que os governantes poucos fazem para garantir segurança à população.

Criação da Linha Amarela

A Linha Amarela foi inaugurada no ano de 1997 e fazia parte de um plano que previa incluir vias rápidas em cinco porcento do território da cidade do Rio de Janeiro. A construção da via expressa começou a ser discutida nos anos sessenta, mas as obras só começaram a ser feitas a partir de 1994, muito em função dos protestos de proprietários de imóveis da região, que foram obrigados a abandonar suas casas, que posteriormente foram desapropriadas e demolidas.

Tuneis da Linha Amarela

Além de diversas ruas e avenidas que cortam a via expressa, a Linha Amarela conta com três túneis, sendo que o Túnel da Tovanca é tido como um dos maiores túneis urbanos do mundo. Logo no início do funcionamento da via expressa, um dos maiores pesadelos dos gestores aconteceu: os congestionamentos voltaram a ocorrer, contrariando o principal objetivo da Linha Amarela. O problema foi contornado por ora com o alargamento de uma avenida, mas atualmente os engarrafamentos continuam a dar dor de cabeça nos motoristas, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, nos momentos do rush.

Bairros cortados pela Linha Amarela e resultados

Beneficios da Linha Amarela

Ao todo dezessete bairros do Rio de Janeiro são cortados pela Linha Amarela, entre eles Abolição, Água Santa, Bonsucesso, Cidade de Deus, Cidade Universitária (também chamada de Ilha do Fundão), Complexo da Maré, Del Castilho, Encantado, Engenho de Dentro, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Higienópolis, Inhaúma, Jacarepaguá, Manguinhos, Pechincha e Pilares.

A Linha Amarela trouxe diversos resultados para a cidade do Rio de Janeiro, como crescimento da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, por conta da facilidade de acesso à região, criação de novas linhas de ônibus para dar conta da demanda, maior interligação entre as linhas de ônibus, permitindo acessos facilitados a bairros anteriormente difíceis de serem frequentados e criação de vários viadutos.

Passageiros da Linha Amarela Ligacao da Linha Amarela

Pesquisar