Lhasa Apso

links patrocinados

Lhasa Apso

Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso surgiu no Tibet a partir do cruzamento do terrier com o spaniel tibetano há pelo menos quinhentos anos. O primeiro nome da raça tem relação com a capital do Tibet, Lhasa, enquanto que Apso pode ser entendido como ovelha ou sentinela que late.

No país de origem, os cães desta raça eram considerados sagrados e jamais podiam ser comprados. Era bastante comum presentear alguém com um Lhasa Apso, o que indicava um enorme apreço e consideração.

No Tibet os cãezinhos Lhasa Apso acompanhavam os monges em suas atividades e desde cedo mostraram sua sensibilidade auditiva, conseguindo identificar com precisão sons longínquos. Por causa desta habilidade, muitos acreditavam que a raça conseguia prever avalanches.

Do Tibet os Lhasa Apsos foram levados para a Inglaterra, aonde chegaram por volta de 1900. Nos Estados Unidos os primeiros cãezinhos desembarcaram em 1933 e no Brasil a raça só apareceu na metade da década de sessenta.

Características físicas do Lhasa Apso

Os Lhasa Apsos são cães de pequeno porte, medindo aproximadamente trinta centímetros e pesando cerca de seis quilos. Apesar de diminutos, os Lhasa Apsos são bastante fortes e contam com uma pelagem lisa e longa, porém áspera.

Caracteristicas fisicas do Lhasa Apso

Há diversos padrões de cores de Lhasa Apsos, sendo que é possível encontrar exemplares com pelagem cor de areia, mel, dourada, preta, branca ou castanha. O pelo também pode ser malhado, bi ou tricolor.

Características psicológicas dos cães

Uma característica bem marcante dos Lhasa Apsos é que eles são cães de um dono só. Quando vivem em uma casa com várias pessoas, os cães, ainda filhotes, se apegam a uma pessoa e para eles será seu único dono, a quem irão se dedicar inteiramente, ficar sempre por perto e defender de prontidão.

Os cães desta raça não são exatamente do tipo brincalhão. De vez em quando até poderão brincar de buscar uma bolinha, mas não consideram esta atividade a melhor do mundo.

Personalidade do Lhasa Apso

Os Lhasa Apsos são bastante independentes, sendo os companheiros ideais para quem mora sozinho e passa muito tempo fora de casa, afinal, ficam bem sozinhos e não costumam latir ou chorar quando não há ninguém por perto. Estes cães são perfeitos também para apartamentos, pois são extremamente limpos, não sendo muito chegados à jardins.

Apesar de gostarem de receber carinho, os Lhasa Apsos não gostam de ficar muito tempo no colo.

Os cães desta raça são ainda desconfiados com pessoas estranhas, não são muito indicados para crianças e não costumam ser agressivos.

Cuidados com Lhasa Apso

Cuidados com o Lhasa Apso

Os Lhasa Apsos devem tomar banho toda semana e o pelo deve ser escovado, no mínimo, três vezes por semana com uma escova metálica.

Por conta da extensa pelagem, é comum que os Lhasa Apsos desenvolvam problemas de pele como dermatite e adenite sebácea. São frequentes também as doenças oculares, como conjuntivite e atrofia progressiva da retina. Para evitar que o cão desenvolva estas doenças, o ideal é visitar regularmente o consultório veterinário.

Caracteristicas psicologicas dos caes Qual a melhor racao para o Lhasa Apso

Pesquisar
Artigos Relacionados