Lençóis Maranhenses

links patrocinados

lencois maranhenses

Lençóis Maranhenses

O Brasil tem muitos pontos turísticos cujas visitas se devem muito à beleza natural que apresentam, de características tropicais e de biodiversidade sem igual. Os Lençóis Maranhenses que estão localizados na região norte do Brasil são exemplo disto, pois se trata de uma área em que a natureza é diversa, exuberante, de formação única e peculiar de ecossistema. Os Lençóis Maranhenses chamam atenção principalmente por apresentarem mangues, dunas e restingas convivendo no mesmo espaço, constituindo assim um interessantíssimo bioma nas terras do estado do Maranhão.

A criação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A criação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses data do ano de 1981 com o intuito de conservar e preservar o patrimônio natural maranhense e brasileiro. O parque tem aproximadamente 155.000 hectares, com área totalizada em 270 km². Os municípios que integram o parque nacional são Primeira Cruz, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. A área do parque está circunscrita como forma de terras devolutas da União. A unidade sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica a pelo menos 260 quilômetros da capital São Luís. Há três formas mais usada para acessar o parque nacional, seja por mar, por terra ou seja pelos rios, já que ele é aberto a visitações.

Lençóis Maranhenses: biodiversidade

Parque Nacional dos Lencois Maranhenses

A biodiversidade encontrada nos lençóis maranhenses é sem dúvida uma forma rica de se compreender a região, bem como a importância de sua preservação. Os Lençóis apresentam vegetação característica de Floresta Amazônica, de mangues, de cerrados, além de ser por excelência único deserto que apresenta lagoas com águas cristalinas do mundo, sendo assim, um lugar curioso para se conhecer. A diversidade biológica que os Lençóis Maranhenses apresentam são de incalculáveis valores para a humanidade, já que nós necessitamos desse convívio diverso para a sobrevivência seja garantida.

Vegetacao nos Lencois Maranhenses

É um ambiente diverso em fauna e flora e que apresenta fenômenos biológicos excepcionais. Vale ressaltar que estudos apontam que um quinto da biodiversidade que se pode encontrar no mundo está no Brasil, com cerca de 50 mil espécies da flora, dentre outras espécies de seres vivos, e os Lençóis Maranhenses contribuem com isso.

Lençóis Maranhenses: vegetação

A vegetação que compõe os Lençóis Maranhenses é variada e está nas restingas, magues e dunas. Essa vegetação está sob o efeito dos constantes ventos marinhos, numa combinação de sol forte, areia, ventos e água salgada. As espécies vegetais mais comuns nos lençóis do Maranhão são o capim-da-areia, a pimenteira, o capotiraguá, o alecrim-da-praia, o capim paratuá, a campainha-braca, o carrapicho-da-praia, a acaricoba, a gram-da-praia, o feijã-da-praia, dentre outras. Muitas vezes há mistura da vegetação da caatinga com a vegetação do serrado.

Diversao nos Lencois Maranhenses

Desovas de tartarugas marinhas dos Lençóis

A diversidade da fauna que tem no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é muito interessante, principalmente quando ao fenômeno da desova das tartarugas marinhas, um verdadeiro espetáculo da natureza. As tartarugas marinhas são as maiores da sua espécie e estão em risco de extinção, assim como o peixe-boi, que também pode ser visto nessa região. As tartarugas marinhas podem viver por mais de 200 anos segundo estudos da área.

Area dos Lencois Maranhenses Vegetacao dos Lencois Maranhenses

Pesquisar
Artigos Relacionados