KIA

links patrocinados

KIA

KIA

automobilístico, tendo sido fundada em 1944 apenas como uma fábrica de rodas de bicicleta.

Aos poucos, a empresa foi se expandindo apenas no seu país: no começo dos anos 50, já fabricava bicicletas completas, no final da década, entrou para o ramo das motocicletas e no começo dos anos 60 na área de caminhões.

Foi só em 1974 que a Kia fabricou seu primeiro carro. Embora tenha sido um grande progresso, somente em 1986 entrou definitivamente no ramo ao fazer uma parceira com a Ford Motors, para produzir veículos na Coréia baseados no design da marca americana. Em 1992, iniciou a expansão para os Estados Unidos, inaugurando sua primeira fábrica em Portland, Oregon.

Atualmente, a empresa vale mais do que dezoito bilhões de dólares, mas passou por uma fase difícil, graças à crise financeira asiática no final da década de 90. Em 1998, a Hyundai Motors, outra fábrica automobilística sul-coreana, comprou 51% das ações da Kia – chegando antes da Ford, que estava interessada.

Kia Brasil

A Kia chegou ao Brasil em 1990, embora a concessão de vendas exclusiva pelas concessionárias só tenha sido implantada em 1993. Começou a despertar o interesse dos brasileiros com o modelo da Sportage, sendo até hoje lançado anualmente com adaptações tecnológicas necessárias. Na época, deu a opção de quem queria um SUV a escolher entre gasolina ou diesel.

A principal dificuldade da empresa no início foi separar a imagem de fábrica de veículos grandes (como a Besta, que era a primeira referência para os brasileiros). Dessa forma, a SUV atraiu os clientes de alto poder aquisitivo, enquanto alguns modelos populares tentavam aos poucos abrir espaço para a realidade atual, onde a Kia disputa de igual para igual com outras marcas estabelecidas muitos anos antes no país.

A sede brasileira da Kia fica localizada em Itu, no estado de São Paulo. O pátio dos veículos recebidos da Coréia é em Vitória, Espírito Santo. Alguns dos modelos mais famosos da Kia são: Sportage, Picanto, Sorento, Kia Soul, Kia Bongo e, obviamente, a Besta.

Lançamentos 2012

Alguns carros que serão lançados pela Kia: Kia Rio 2012, que já vendeu quase um milhão de unidades ao redor do mundo e terá custo entre 45 e 55 mil reais no Brasil, dependendo se é o modelo mais simples ou completo. O Cerato 2012 também será uma opção, que tem uma característica mais econômica, podendo fazer até onze litros por quilômetro – será concorrência de clássicos como o Polo da Volkswagen e o Punto, da Fiat.

Cee’d é um modelo novo, que mistura o melhor de dois carros de sucesso da Kia: Picanto e Rio. Terá um design super moderno e alguns itens opcionais que irão deixar qualquer um com água na boca.

O Kia Optima é um sedan lançado para disputar com o Ford Fusion e o Chevrolet Malibu, embora todos eles possuam uma característica de luxo – podendo ultrapassar o valor dos cem mil reais.

Fotos

Confira Fotos da KIA:

Kia MotorsKia Motors
Carros da montadora sul-coreanaCarros da montadora sul-coreana
Modelos da KiaModelos da Kia

Pesquisar
Artigos Relacionados