KCL para que serve

links patrocinados

KCL para que serve

KCL para que serve

O uso do KCL abrange áreas de saúde, ciência e alimentação

O cloreto de Potássio (KCL) é um composto químico formado por dois elementos: o Potássio (K) e o Cloro (Cl), ametal e metal, respectivamente. O KCL é utilizado em inúmeras áreas: da agricultura à medicina é possível notar a eficácia do composto de diversas formas. Em volume, o maior consumidor de Cloreto de Potássio é o mercado agrícola. Seguido pelo uso humano orientado por médicos, seja na inserção na alimentação ou como medicação. O cloreto de potássio também é utilizado como mistura para dar liga à solda de alumínio, além de ser um composto muito utilizado pelo corpo de bombeiros no combate a incêndios. Extintores destinados ao combate de incêndios que envolvem combustíveis são fabricados a base do KCL para que o composto promova o isolamento entre o fogo e a atmosfera.

O KCL na agricultura

O cloreto de Potássio é um dos principais fertilizantes para o solo. Ele realiza a complementação da adubação, não só nas grandes lavouras, como também no desenvolvimento doméstico de plantas. O KCL contribui na regulação de entrada e saída de água nas células da planta, fortalecendo-as tanto diante da escassez de água quanto durante períodos intensos de chuva. Além disso, o composto contribui na fotossíntese, já que tem interferência direta no funcionamento dos estômatos das plantas, as células responsáveis pela troca de gases e comunicação da planta com a atmosfera.

Sal light e o combate à hipertensão

O sal de cozinha tradicional já é um velho conhecido como vilão no controle da hipertensão. Neste sentido surge o cloreto de potássio como alternativa. Ele é misturado ao sal de cozinha (cloreto de sódio) e comercializado como sal light. A mistura ao sal tradicional é necessária, visto que o potássio possui um gosto azedo, que dificulta seu consumo. A presença do potássio na elaboração da comida é importante tanto na proteção contra a hipertensão, já que substitui o sódio. Ele também funciona como repositor nutricional. Com o aumento do consumo de produtos industrializados ricos em sódio, a inserção de potássio na complementação alimentar torna-se cada vez mais necessária.

KCL como medicamento

O potássio é fundamental na condução de impulsos nervosos nos tecidos especiais como coração, cérebro e o músculo esquelético. Além disso, é necessário para a manutenção das funções renais e do equilíbrio ácido-base. As células do nosso corpo também necessitam de determinadas concentrações de potássio para realizarem seus processos.

O cloreto de potássio é utilizado no tratamento de hipocalemia, ou seja, baixa concentração de potássio, alcalose metabólica, quando há elevação do pH do sangue, podendo também ser utilizada no tratamento de intoxicações causadas por medicamentos que tratam a insuficiência cardíaca. O cloreto de potássio é o sal que repõe os estoques de potássio, diminuídos devido à diarreia intensa ou pelo uso de diuréticos ou corticosteroides.

Contraindicações

O cloreto de potássio não deve ser utilizado em caso de insuficiência renal, doença de Addison, queimaduras graves ou outras lesões do tecido. Em casos de desidratação e hipercalemia, também deve ser evitado. O comprimido deve ser engolido inteiro. Para confirmar a ação do KCL no organismo, o ideal é o controle através de exames de sangue. A frequência cardíaca também pode ser monitorada através de um eletrocardiógrafo ou ECG, eletrocardiograma, para medir a atividade elétrica do coração e determinar por quanto tempo o potássio deve ser indicado.

Fotos

Confira Fotos do KCL para que serve:

KCL para que serve KCL para que serve KCL para que serve KCL para que serve

GD Star Rating
loading...
KCL para que serve, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados