Judaísmo: origem, história e características

Judaísmo: origem, história e características

O Judaísmo é uma das três religiões originadas a partir de Abraão, segundo os dogmas judaicos, além de uma religião, o judaísmo é uma filosofia e um modo de vida, desenvolvendo desta forma, uma intrínseca aliança entre os Filhos de Israel ou Judeus e Deus. A religião judaica existe há mais de 3.000 anos, sendo, portanto, uma das religiões com o maior tempo de existência contínuo da Terra, sendo inclusive, a religião monoteísta mais antiga.

Confira mais

Judaísmo: origem, história e características Judaísmo

Atualmente, cerca de 0,2% da população mundial pertence a religião do Judaísmo, sendo que destes, 42% habitam Israel, a terra criada para a disseminação desta religião, outros 42% residem na América Anglo-saxônica, a maioria dos 16% residem em países europeus.

A verdadeira origem da religião judaica não pode ser decifrada, muitos alegam que esta se desenvolveu a partir de Abraão e de Deus, sendo, portanto, “criada” por este homem, outros alegam que o Judaísmos é uma religião criada a partir da fusão de elementos mitológicos de diversas tribos que residiam a região do Levante, unificando várias formas de culto, chegando àquela que conhecemos nos dias de hoje.

Judaísmo: origem

Torá

Torá é o livro sagrado do Judaísmo, é nele que todas as leis, assim como, todos os mandamentos da religião estão gravados, segundo a religião, todos os ensinamentos repassados pela Torá, foram concebidos por Moisés, no famoso Monte Sinai, esta história foi difundida de forma bastante prestigiosa durante a Idade Média, atribuindo centenas de milhares de seguidores. A Torá também pode ser chamada de Pentateuco.

Judaísmo: história

Divisão do Judaísmo

O Judaísmos é dividido em três sub-divisões, sendo que cada uma destas apresenta as suas particularidades em relação a abordagem e leitura da Torá.O Judaísmo Ortodoxo, prega que os ensinamentos oriundos pela Torá e pela Lei Divina são imutáveis e eternas, desta forma, estas devem ser seguidas de forma rigorosa, este é a classificação com maior números de adeptos do Judaísmo. As outras duas divisões do Judaísmo, o Reformista e o Conservador, apresentam visões mais liberais, os Reformistas creem que a lei judaica e a Torá devem ser vistas como diretrizes a serem seguidas e não um conjunto de restrições e privações, que deve ser adotadas pelos adeptos ao Judaísmo, já os Conservadores, apresentam uma leitura mais tradicional da Torá.

Judaísmo: Características

Características Judaicas

A sinagoga é o espaço de maior respeito e confraternização dos judeus, nela ocorrem os cultos judaicos que são ordenados e comandados por um sacerdote determinado como rabino. O símbolo característico do Judaísmo é o Memorá este é uma espécie de candelabro que tem 7 hastes.
Para os homens que adotam o Judaísmo, existe dois ritos característico, o primeiro é a circuncisão do menino, esta ocorre quando este completa seus oito anos de idade, o segundo é o Bar Mitzvah, que é um rito de passagem, onde o menino se torna homem, este ocorre aos 12 anos, na mesma época, as meninas também passam por um rito, o Bat Mitzvah que tem a mesma função.
A famosa Kippa, espécie de toquinha colocada apenas no centro superior da cabeça dos homens, é utilizada como forma de respeito a Deus.

GD Star Rating
loading...
Judaísmo: origem, história e características, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados