Jornal O Norte Joao Pessoa-PB

links patrocinados

Jornal O Norte Joao Pessoa-PB

Jornal O Norte Joao Pessoa-PB

Com o aumento do número de periódicos no Brasil, alguns dos jornais mais antigos acabam fechando as portas por causa da concorrência acirrada e o alto custo de produção não compensa a manutenção do periódico.

Não se dá para afirmar ao certo o que motiva os periódicos a suspenderem a circulação, o que se pode é analisar os fatos, porém na maioria das vezes as tecnologias vencem a tradição. Os meios de comunicação que estão ao alcance de qualquer pessoa e a qualquer hora, às vezes vencem a tradição dos jornais impressos.

O acesso fácil aos jornais online e noticias que são disseminadas nas redes sociais acaba deixando os leitores mais longe de uma banca de jornal, fazendo assim diminuir a procura pelos periódicos impressos.

Jornal O Norte

Histórico do Jornal O Norte e sua influência em Joao Pessoa

O Jornal O Norte foi fundado quando ainda a capital chamava-se Parahyba, em 1908. Há um século quem fundou o jornal O Norte foram Orris Eugênio Soares e Oscar Soares que eram irmãos e moradores de João Pessoa. Naquela época os jornais eram bastante conservadores e havia certa pressão partindo do governo para não serem publicadas matérias muito liberais. O Jornal O Norte foi considerado bastante moderno para sua época tanto nas matérias quanto na diagramação, o que revolucionou a imprensa no ano 1908.

O Lançamento do O Norte abalou a Paraíba

Logo em seu lançamento O Norte foi aclamado pela população, sendo que até seu concorrente direto o periódico União que ainda se encontra em circulação e leva o título de jornal mais antigo e ainda em circulação na Paraíba, fez questão de anunciar e divulgar o lançamento do jornal O Norte. A diagramação do O Norte era de sete colunas de textos em quatro páginas de jornal e disponibilizado para compra.

Comunicado Jornal O Norte - PB

O Jornal O Norte fechou as portas pela primeira vez em 1920

Depois de longas batalhas apoiando um candidato à presidência do país, em 1920 O Norte fechou as portas em 1920 – mesmo que temporariamente – e o mesmo aconteceu novamente em 1930. Nesta época o jornal se envolvia em muitas brigas políticas, o que pode ser um dos motivos pelos quais ele foi fechado duas vezes. Mas em 1935 quando retornou a ativa o jornal trouxe muito mais notícias e não se focou mais na política.

Em fevereiro de 2012 O Norte fechou suas portas novamente

Depois de muitas compras e vendas, diretores e novos donos o jornal O Norte havia se estabelecido e fazia parte dos Diários Associados.

O jornal era comercializado normalmente até o dia 1 de fevereiro de 2012 quando de repente foi anunciado que o jornal fecharia as portas, nem mesmo seus funcionários haviam sido informados do fechamento do O Norte. Não se sabe ao certo quais motivos influenciaram esta decisão, porém na primeira semana o jornal online ainda estava no ar.

Porém quando fomos nos informar para produzir este artigo, o site já estava fechado. O que sabemos é que o periódico O Norte foi de grande importância para a Paraíba, principalmente na área política em seus primeiros anos de existência.

Jornal O Norte Joao Pessoa Jornal O Norte versão impressa

Jornal O Norte Joao Pessoa

Confira um vídeo da editoração do Jornal O Norte:

Pesquisar
Artigos Relacionados