Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP

links patrocinados

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP

O Jornal Cruzeiro do Sul Situado na cidade de Sorocaba, à 90 quilômetros da capital de São Paulo, foi fundado em 12 de junho de 1903 por Orlando da Silva Freitas. Com circulação bissemanal nos seus primeiros anos, além de não circular nas segundas-feiras e nas datas que precediam aos feriados, atualmente o jornal circula de domingo á domingo. O jornal que havia se tornado matutino diário ficou na direção de Helio da Silva Freitas até 1963, quando decidiu vende-lo. Desde julho de 1964 passou a ser mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) de Sorocaba-SP constituída por 21 maçons e mais tarde se tornou oficialmente diário.

Sobre o jornal

O jornal fundamentou-se por seu jornalismo independente e analítico destaca-se por manter-se sempre em ações sócioeducacionais e culturais e hoje é reconhecido por seus milhares de leitores. Seu conteúdo é diversificado e incluí informações sobre a região de Sorocaba, sobre o país e sobre o mundo. As editorias são: Brasil, esportes, fatos e opiniões, MaisCruzeiro, Economia, Exterior, informática, Política e os classificados. Além de oferecer também os cadernos semanais.

O diário também mantém uma página online além de acompanhar as notícias pela internet, o site também mostra as matérias destaques da edição seguinte.

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP - online

Circulação e Distribuição

Cerca de 63% dos leitores do Cruzeiro do Sul representam a classe A e B, estão os leitores distribuído igualmente entre homens e mulheres.

São distribuídos nos dias úteis: 29 mil exemplares. E aos domingos: 33 mil exemplares. A distribuição é feita para as cidades de Sorocaba(cidade-sede), Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tatí, Votorantim e Sarapuí.

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP - capa

Acervo Digital

O jornal Cruzeiro do Sul criou um acervo digital que permite ao leitor ter acesso aos conteúdos anteriores. Para isso apenas é necessário informar o período da publicação, parte do texto corrido na página à partir do ano 2000. Para arquivos de 2010 pra cá dados como o título da matéria, aturo, editoria facilitam na busca. Para acessar o site você só precisa clicar na seção ‘Acervo’ que está situada na parte superior do site no lado direito e será redirecionado automaticamente para a página do acervo. O serviço é gratuito foi criado com intuito de oferecer aos leitores a possibilidade de ler conteúdos de edições anteriores, fazer pesquisas ou arquivar como documentos.

Curiosidades

O primeiro jornal no Brasil a trocar as máquinas de escrever por computadores;
O primeiro a adotar a impressão off-set do interior do país,
O segundo jornal a ser impresso em cores diariamente
A partir de 2000, o jornal mantém o site do Cruzeiro do sul, e suas páginas são vistas por mais de 2,2 milhões de pessoas ao mês.

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP - digital Sorocaba SP Jornal Cruzeiro do Sul-SP

Jornal Cruzeiro do Sul-SP Sorocaba SP

Confira um vídeo de uma reportagem do jornal Cruzerio do Sul

Pesquisar
Artigos Relacionados