Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude 2013

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude, conhecida popularmente como JMJ, aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e foi a segunda vez que este evento aconteceu em um país da América do Sul.
A escolha da cidade do Rio de Janeiro foi feita em 2011, pelo então papa Bento XVI, na última JMJ. Vale ressaltar que o Papa Bento XVI renunciou ao cargo e quem veio à JMJ 2013 foi seu sucessor, o Papa Francisco.

O custo total da Jornada Mundial da Juventude foi de aproximadamente R$ 118 milhões, que foram pagos pelo Comitê Organizador Local. Pode-se dizer que o evento trouxe a maior movimentação de turistas da história do país.

As cidades que receberam a Jornada Mundial da Juventude

Aparecida do Norte, conhecida popularmente como Aparecida está situada no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Atualmente, a cidade está entre as 29 estâncias turísticas do país.
Localizado na região sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro é considerado o terceiro menor estado do país e atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Chegada do papa no Brasil

Jornada Mundial da Juventude

O Papa foi recebido em solo brasileiro pela presidenta Dilma Rousseff, por representantes da Igreja Católica e por diversas autoridades do país.

Durante o trajeto do papa para ao local da recepção oficial, aconteceram diversos imprevistos. O carro do papa ficou preso em um congestionamento no trânsito, causando tumulto e dor de cabeça aos seguranças oficiais. Francisco fez questão de permanecer com o vidros abaixados durante todo o trajeto.

Inicialmente, os eventos finais da Jornada iriam acontecer no Campo da Fé, em Guaratiba, um bairro pobre e afastado do Rio de Janeiro. Foram gastos no total R$ 30 milhões em terraplanagem e em infraestrutura para que o terreno conseguisse abrigar os mais de 2 milhões de peregrinos.

Jornada Mundial da Juventude

Mas, as fortes chuvas deixaram o local completamente alagado, fazendo com que os eventos fossem transferidos para o bairro de Copacabana. Depois do fim da Jornada Mundial, o prefeito da cidade anunciou que o terreno irá se tornar um bairro popular.

O Papa também visitou a Basílica de Aparecida na quarta-feira e celebrou uma missa para os milhares de fiéis que passaram a noite em vigília à espera de um lugar para ter a oportunidade de ver o papa Francisco de perto.

Aparecida do Norte

JMJ Rio

Para conhecer a cidade de Aparecida do Norte, primeiramente você precisa conhecer a história do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A primeira delas relata que no ano de 1717, três pescadores pescavam no Rio Paraíba. Sempre que jogavam a rede, ela voltava vazia. Mas, um belo dia, a rede voltou com parte da imagem de uma santa. Faltava ainda a cabeça. Jogaram a rede novamente e conseguiram resgatar a cabeça da santa.

Depois do acontecido, a rede dos pescadores voltava sempre repleta de peixes. Vale ressaltar que este é considerado o primeiro grande milagre da santa. Durante os 15 anos seguintes, a imagem de Nossa Senhora permaneceu na casa de um dos pescadores e se tornou meio de devoção de muitos fiéis. E a fama crescia cada vez mais porque os milagres da santa iam se difundindo pelo mundo. Logo, o lugar ficou pequeno para receber tantos devotos da santa.

Foi então, que no ano de 1734 construiu-se uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. A imagem então passou a ser conhecida como Aparecida, nome também que deu origem à cidade que hoje é ponto de encontro de fiéis.
Cem anos depois, iniciou-se a construção da Basílica Velha de Aparecida, que recebe fiéis de todas as partes do mundo.

Anos depois, em 1930, o papa Pio XI decretou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
A data comemorativa é referente a data do aparecimento da imagem no rio. E é justamente neste dia, que a cidade de Aparecida registra o maior número de fiéis.

Jornada Mundial da Juventude no Rio Publico da Jornada Mundial da Juventude

GD Star Rating
loading...
Jornada Mundial da Juventude, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados