Jiu Jitsu Brasileiro

links patrocinados

Jiu Jitsu Brasileiro

Jiu Jitsu Brasileiro

O jiu-jitsu brasileiro chegou ao país por volta do ano de 1917, com o campeão mundial e professor de jiu-jitsu, Konsei Maeda, o Conde Maeda. O professor começou a reunir um grupo de pessoas em Belém, no Pará, para ensiná-los as técnicas da luta. Entre eles, marcavam presença os irmãos Carlos, Gastão e Oswaldo Gracie que, mais tarde, se tornaram importantes para o jiu-jitsu nacional.

O estilo de jiu-jitsu brasileiro foi adaptado pela família Gracie, dando destaque para a luta no chão, levando em conta a desvantagem que tinham em relação ao porte físico. Sendo assim, na luta de solo, socos e chutes não são necessários, mas, sim, alavancas, onde desmerece a importância do seu porte, já que é preciso ter muita técnica.

Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu

A Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) é a entidade máxima da luta como esporte no país. Sua fundição aconteceu em 1994, com o direcionamento do professor Carlos Gracie Junior. Tem, como objetivo, controlar a organização e regulamentação do esporte.

Jiu Jitsu

Com o desenvolvimento do jiu-jitsu brasileiro, o trabalho da CBJJ recebeu contribuições dos maiores mestres da luta, visando melhorar as regras já anteriormente utilizadas. O regulamento atual é o mesmo que nos outros países, para que o jiu-jitsu brasileiro possa ser exercitado em todo o planeta.

Campeonatos de jiu-jitsu brasileiro

O Campeonato Brasileiro é a competição mais clássica de todo o calendário da CBJJ e acontece todo ano a partir de 1994. É considerado o evento de jiu-jitsu mais complicado do mundo. São lutadores de todas as idades e graduações, de quatro anos até a categoria acima de 56 anos e da faixa amarela até a faixa preta.

Como lutar Jiu Jitsu

O Campeonato Brasileiro de Equipes de Jiu-jitsu aconteceu a primeira vez em 1995, no Rio de Janeiro, e acabou se tornando um dos principais eventos de jiu-jitsu do país. É uma competição em equipes, onde cada academia da luta forma um grupo de sete atletas (cinco titulares e dois reservas).

O Campeonato Brasileiro de Estreantes é voltado aos atletas que estão começando a competir nos eventos de jiu-jitsu. É uma boa maneira dos iniciantes se reunirem e praticarem suas técnicas.

O jiu-jitsu

Jiu-jitsu (em japonês: ju quer dizer suavidade e jutsu quer dizer arte) ou “arte suave”, segundo historiadores, é uma arte marcial que teve origem na Índia, praticado por monges budistas. Foi criado com o intuito de autodefesa, com práticas relacionadas ao equilíbrio e técnicas para evitar o uso da força.

Jiu Jitsu 2013

Quando a luta foi se tornando mais conhecida, expandiu-se para a China e, depois, ao Japão, onde a arte marcial se popularizou. Após o fim do século XIX, mestres e professores de jiu-jitsu partiram para outros países, a fim de ensinar a luta e seus fundamentos.

Graduações no jiu-jitsu brasileiro

As divisões de faixas no jiu-jitsu brasileiro variam de acordo com suas experiências e idade. São elas: branca (iniciante de qualquer idade), cinza (de quatro a seis anos), amarela (de sete a 15 anos), laranja (de 10 a 15 anos), verde (de 13 a 15 anos), azul, roxa e marrom (todas com 16 anos ou mais (até o 4º grau)), preta (19 anos ou mais (até o 6º grau)), preta e vermelha (7º e 8º graus (título de mestre)) e vermelha (9º e 10º graus).

A faixa preta tem diferentes critérios de graus. Do 1º ao 3º (três anos cada), 4º ao 6º (cinco anos cada), 7º ao 8º (dez anos cada), 9º (quinze anos) e 10º (designada somente aos criadores da modalidade).

Confederacao Brasileira de Jiu Jitsu Brasil Jiu Jitsu

Pesquisar
Artigos Relacionados