Jardim de Inverno Passo a Passo – Interno e na Sala

links patrocinados

Jardim de Inverno Passo a Passo - Interno e na Sala

Jardim de Inverno Passo a Passo – Interno e na Sala

A presença da natureza sempre traz uma sensação de tranquilidade, relaxamento e até paz para o lar, não é mesmo? Isso sem contar que as plantas também têm função decorativa e deixam qualquer ambiente ainda mais bonito e charmoso. Se você concorda com tudo isso, provavelmente vai gostar de ter um jardim de inverno na sua casa! Veja agora o jardim de inverno passo a passo e saiba mais sobre ele.

Afinal, o que é um jardim de inverno?

Muito comum no exterior, o jardim de inverno está começando a conquistar seu espaço no Brasil. É uma espécie de cômodo que fica anexo à casa (por exemplo: pode aparecer junto com a sala de estar, separado por uma parede de vidro), que possui uma saída para o lado de fora ou é coberto por vidro, para que a luz do sol possa entrar no ambiente.

A ideia original desse tipo de jardim era criar um espaço de lazer que pudesse ser aproveitado na estação mais fria do ano, daí o nome. No entanto, hoje ele já aparece mais como uma forma de se ter um jardim praticamente dentro de casa, uma nova alternativa de decoração e até mesmo de harmonização do ambiente.

Jardim de inverno na sala

Um dos melhores locais para se instalar um jardim de inverno é anexo à sala de estar ou de jantar. Esses são os cômodos da casa mais propícios ao contato com um pouco de natureza, porque é onde as pessoas costumam relaxar, receber os convidados e jogar conversa fora.

As plantas do jardim vão trazer uma cor a mais para a sua sala, além de funcionar como um ponto de refúgio para os olhos. Sabe aquele dia em que você chega cansado do trabalho e só quer relaxar? Nada como se sentar no sofá e poder observar um belo jardim.

Passo a passo para fazer um jardim de inverno

O primeiro passo é verificar se há espaço suficiente para instalar um jardim de inverno onde você deseja, afinal, ele não pode tomar uma área muito grande do cômodo para não atrapalhar a circulação de pessoas. Também é preciso verificar a sua posição em relação à casa e o quão iluminado e ventilado é aquele local.

A estrutura é simples, normalmente não precisa de muito mais do que uma (ou algumas) parede de vidro que separe o jardim do restante da casa. É preciso analisar quais plantas e flores vão se adaptar melhor às condições que você tem a oferecer. É recomendável procurar um paisagista na hora de planejar e executar o jardim de inverno.

Se a ideia é fazer um espaço que não sirva apenas para ser observado, ou seja, se você quer poder relaxar dentro do jardim, opte por móveis de fibra sintética, que além de serem bonitos, possuem uma alta durabilidade.

Peças com um acabamento mais rústico também ficam ótimas nesses jardins.

Outra ideia: se não há um espaço amplo para fazer um jardim de inverno grande, você pode instalá-lo em pontos estratégico, como embaixo da escada, por exemplo.

Melhores plantas para o jardim de inverno

Normalmente, as flores que melhor se adaptam ao jardim de inverno são a dracena, o amor perfeito, a petúnia e a angélica. As samambaias ajudam a dar um toque especial ao jardim. Mas, como dissemos, o paisagista ou até um jardineiro podem indicar outras opções que completem o seu jardim.

GD Star Rating
loading...
Jardim de Inverno Passo a Passo - Interno e na Sala, Nota: 4.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados