Itaú Cultural

links patrocinados

Itaú Cultural

Itaú Cultural

Todos os dias, você recebe milhares de promoções ou até mesmo ligações de bancos que promovem a venda de cartões de crédito. Devido à crise financeira, as pessoas andam preocupadas com o pouco dinheiro que obtém. Apesar de existir tantas possibilidades de guardar suas economias, a melhor maneira é ainda depositá-las em algum banco. Porém, em qual confiar? Que tal, você abrir uma conta no maior banco na América Latina e do Hemisfério Sul? Esse é o Itaú, presente no Japão, na Argentina, nos Estados Unidos, em Portugal, na China, na Inglaterra, no Paraguai, no Chile, no Uruguai e também no Brasil.

História do Itaú

Por meio de três famílias o atual Itaú é formado: pela Vilela, Setúbal e a mais recente união com a Moreira Sales, dona do Unibanco. A história começa no dia 30 de dezembro do ano 1943. Neste dia, Alfredo Egydio de Sousa Aranha criou o Banco Central do Crédito em São Paulo-SP. A outra parte desse conto também se inicia no ano de 1943, pois foi nessa data que o Banco Itaú América surgiu, no município de Itaú de Minas, no estado de Minas Gerais. Vale lembrar que nessa época nenhuma das instituições citadas tinham parentesco. Foi a partir dos anos 60, que o Banco Central do Crédito começou a se desenvolver, principalmente com a compra do Banco Paulista de Comércio em 1961, a fusão com o ‘União de Crédito’ e o Itaú América.

Apenas no ano de 1973, 30 anos após sua fundação, o Banco Central do Crédito mudou sua denominação para Banco Itaú, com um logotipo que se parece muito com o atual, a diferença é que o antigo era em preto e branco, não utilizando as cores amarelo e azul da marca. É no ano de 1974 que entra as famílias Vilela e Setúbal, pois foi nessa data que foi lançado o Itaúsa, Investimentos Itaú, e tanto a primeira quanto a segunda família tornaram-se seus maiores acionistas. Devido às privatizações de vários órgãos do governo em 1990, o Itaú conseguiu adquirir algumas instituições estatais como o Banco do Estado do Paraná S.A, o Banco do Estado de Minas Gerais S.A, o Banco do Estado do Rio de Janeiro S.A e o Banco do Estado de Goiás S.A

Fusão com o Unibanco

Após muitos anos de desenvolvimento e aquisições, no dia três de outubro de 2008 o Itaú fez sua maior compra, o Unibanco, e desbancou dois de seus rivais: o Banco do Brasil e o Bradesco. Com a união entre o Itaú Holding Financeira S.A e o Unibanco Holdings S.A surgiu o Itaú Unibanco Holding S.A, a 17ª maior companhia de capitalização de mercado do planeta.

Sobre o Itaú Cultural

O Itaú é uma companhia que preza pela valorização da cultura do povo brasileiro, por isso decidiu fundar o Itaú Cultural, uma instituição direcionada para a pesquisa e a produção de conteúdo para incentivar as manifestações artísticas, intelectuais, culturais e sociais. A missão do Itaú Cultural é tornar-se se referência na concentração e revelação da obra cultural na área das artes brasileiras.

Parceiros do Itaú Cultural

Algumas empresas apóiam essa ideia do Banco Itaú de difundir cada vez mais essa cultura tão miscigenada do povo brasileira. Entre as mais importantes estão a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, o AfroReggae, o Agito, a Academia Paulista de Letras e a Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP). Se você tem uma companhia e quer auxiliar a cultura brasileira, então entre em contato com o Itaú Cultural no site e faça sua parte para preservar as artes em território tupiniquim.

Fotos

Confira Fotos sobre Itaú Cultural: Programas Itaú Cultural Eventos Itaú Cultural Espaço Itaú Cultural Sede Itaú Cultural

Pesquisar
Artigos Relacionados