IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte

IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte

IRRF

Todos os brasileiros sabem que tudo o que compramos ou vendemos, pagamos e ganhamos vem com uma carga tributária embutida. Os impostos servem para que o país arrecade dinheiro e assim possa governar e investir no bem estar da população, atendendo as suas necessidades.

Existem vários tipos de imposto, e um deles é o imposto de renda. Este é o tributo descontado pela quantidade que recebemos ao longo do ano, e precisa ser declarado ao governo.

Imposto de renda retido na fonte

O Imposto de renda retido na fonte (IRRF) é uma forma alternativa da cobrança do imposto de renda normal. Ele começou a ser aplicado em tributos onde não era necessária a identificação do contribuinte. Hoje em dia o IRRF possui três aplicações diferentes.

Aplicações do IRRF

A primeira forma de aplicação dá o direito ao contribuinte de ‘antecipar’ o pagamento do imposto de renda. A pessoa pode recolher o imposto ao longo do ano e declará-lo no final do ano em conjunto com o que falta para pagar.

Se o contribuinte for pessoa física, terá direito a uma restituição. Se for pessoa jurídica, o IRRF dá direito a um crédito tributário para a empresa. Esse crédito tributário é um vínculo de pagamento entre o contribuinte e o Estado.

A segunda forma de utilização do IRRF dá direito a cobrança exclusiva na fonte. Isso significa que o contribuinte não terá direito a uma restituição, mas pagará um valor menos do imposto já que não estarão somados os valores salariais do mês.

A terceira e última forma do IRRF dá o direito a redução do imposto em função de uma determinada operação.

Restituição do imposto de renda retido na fonte

Todos os anos o governo libera uma quantia a ser restituída, e algumas das pessoas que pagam este tipo de imposto são contempladas para receber a restituição. Para saber se o nome do indivíduo se enquadra naquele grupo, é só entrar no site da Receita Federal e consultar.

No site da Receita também é possível ver outras informações, como por exemplo consultar a base de cálculo, entender como funciona o imposto de renda, ver o manual do imposto de renda, com explicação completa, entre outros.

GD Star Rating
loading...
IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte, Nota: 4.5 de 5 com 24 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


7 comentários em "IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte"

  1. janete moreira dos santos 14/12/2008 às 18:20

    quero cadatrar meu cpf

  2. rodrigo 26/11/2008 às 14:28

    gostaria de saber a diferença entre imposto de renda normal e imposto de renda retido na fonte.

  3. MARIA FRANCINÉIA DÔCE DA COSTA 04/11/2008 às 01:34

    IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

  4. kelly soares 03/11/2008 às 19:20

    Gostaria de saber pq ha 2 meses consecutivos vem descritos e descontados na minha folha de pagamento a sigla I.R.R.F?Sei que se trata de um imposto,mas,gostaria desaber como procede esse desconto e quantas vezes ele tem que ser descontado?

  5. José Ribamar Lacerda 02/11/2008 às 17:44

    minha restituição segundo informações apresenta erros, como conseguir refazer se qdo entro no programa pedem o numero da entrega anterios, e não tenho este comigo.
    como devo proceder

  6. rosana dias soares 21/10/2008 às 09:39

    quero saber quando sera repassado a retenção de imposto de renda

  7. Jaqueline 18/09/2008 às 09:31

    Gostaria de saber quem sao os dependentes na determinaçao da Base do calculo IRRF?