IPVA MG

links patrocinados

IPVA MGOs moradores do estado de Minas Gerais ou que possuem algum veículo que esteja empacado no estado já podem realizar a consulta para conhecer as condições sobre o pagamento do O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do ano de 2012.

A consulta aos valores aplicados e também as datas de vencimento estão disponíveis para consulta através do portal eletrônico Receita Estadual de Minas Gerais, que tem todos os dados necessários para serem realizados o pagamento do imposto.

Valores IPVA MG 2012

Em 2012, o estado minero está sobrando alíquotas diferentes a partir da características do veículo. Isso acontece devido ao uso e também ao tipo de veículos. No caso dos veículos mistos, o valor é de 4%. Já as caminhonetes de cargas e furgões terão aplicado a taxa de 3%. No caso de veículos mistos, utilitários que realizam atividade de transporte público a taxa é de 2%, entretanto, a placa deve estar registrada junto ao órgão responsável.

O IPVA também é aplicado as motocicletas. As motos e também similares possuem a taxa de 2% para o ano de 2012. No caso de veículos que fazem parte de locadoras e também ônibus, caminhão e caminhão trator faram o pagamento de 1%.

Pagamento IPVA MG 2012

Tradicionalmente, o contribuinte pode escolher entre duas opções de pagamento. a primeira é realizado o pagamento no valor a vista, em parcela único, que recebe desconto de 5%. Para aqueles que preferem fazer o pagamento parcelado, a opção é de três parcelas de valor igual, sem juros, mas sem o beneficio do desconto.

A data de vencimento dos boletos de cobrança é definida a partir do final da placa do veículo. Por isso é importante conferir as datas para não perder o vencimento e ficar com a situação irregular.

O pagamento pode ser feitos através das agencias bancarias, casas lotéricas credenciadas e também através dos serviço de banco virtual. É só informar ou levar o boleto de cobrança para faze o pagamento. quem optar pelo pagamento online, pode escolher o agendamento de parcelas no debito automático e assim não correr o risco de perder as datas.

IPVA SP

IPVA SP

O inicio do ano é sempre a época mais onerosa do ano, é quando todos os impostos recaem sobre o consumidor. Nesta época é necessário pagar o IPTU, o IPVA e produtos com reajuste de inflação. Mas quem paga o IPVA de seu veiculo em São Paulo teve uma surpresa, em 2012 o imposto pago será menor em São Paulo.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE, estimou que os preços pagos no IPVA sofreram uma queda de 3,75%. Isto pode deixar o consumidor mais animado para o inicio do ano com redução na taxa de impostos. O valor de queda de cada veiculo vai variar de acordo com o próprio.

A tabela do IPVA 2012 para SP

O cidadão paulista que possui um carro ira pagar o IPVA com queda de 3,34% e o cidadão dono de moto terá 5,56% a menos no imposto a ser pago em 2012 no Estado de São Paulo. Mas isto não significa necessariamente a redução no que será recolhido de acordo com o valor final do veiculo.

As alíquotas de imposto continuam com os mesmos valores, elas permanecem inalteradas em referencia as recolhidas no ano de 2011. Os donos de automóveis bicombustível, por exemplo, terá de recolhe rum total de 4% sobre o chamado valor venal. Veículos que utilizam como combustível apenas o álcool, a eletricidade ou o gás recolherão uma alíquota de 3% e as picapes que possuem cabine dupla devem recolher 4% da alíquota.

Como os valores são variáveis de acordo com o modelo do automóvel ou ainda o combustível utilizado deve-se atentar para a tabela do IPVA de 2012. Os utilitários de cabine simples recolhem 2% do valor venal, os ônibus, os micro ônibus e as motos também recolhem este mesmo valor, o de 2%. Os caminhões são responsáveis pelo recolhimento de 1,5% do valor venal.

Como calcular o valor do IPVA

O primeiro passo para calcular o Imposto que deve ser pago é saber o valor venal do veículos. Ao ter em mãos o valor venal basta multiplicar o valor venal do veiculo pela alíquota a ser recolhida. Por exemplo uma moto no valor de R$ 10.000 deverá ser calculada 10.000 X 0,02. O valor do calculo é o IPVA devido pelo cidadão proprietário do veiculo.

Existem sites que inclusive oferecem a calculadora eletrônica para o calculo do IPVA, o numero da alíquota deve ser sempre utilizado como a forma decimal e não na forma percentual. Para verificar o valor venal do veiculo basta conferir a tabela de valores venal disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Pesquisar
Artigos Relacionados