Ipê florido

links patrocinados

Sobre Ipê florido

Ipê florido

Uma das coisas mais bonitas da primavera é o Ipê florido. Não importa a cor, entre todas as variedades a beleza é comum e torna as ruas muito mais charmosas em todo o Brasil durante a estação mais colorida do ano. A primavera por si só já é uma estação gostosa, agradável e muito bonita pelas flores que estão sempre cheias de vida na estação, mas com a presença de uma árvore de Ipê florido tudo fica muito mais bonito.

Seu Ipê está florido? Aproveite porque essa imagem é única

Algumas pessoas têm o prazer de acordar de manhã, abrir a janela e se deparar com um lindo Ipê florido na frente da sua casa. Isso é maravilhoso, dá vigor ao seu dia pela tamanha beleza que os seus olhos vêem logo de manhã. Normalmente o Ipê fica florido até o mês de outubro quando já começa a perder as suas flores deixando o chão coberto de flores amarelas, rosas e de várias cores. O Ipê quando está florido ornamenta a frente das casas, a entrada de prédios públicos e as ruas e causa um verdadeiro espetáculo de cor para quem vê.

As variedades de Ipê florido

Quando o Ipê está florido você descobre as suas cores. São diversas variedades da árvore, essas variedades recebem seus nomes de acordo com as cores de suas flores. Já foram catalogados 120 gêneros do Ipê, com mais de 800 espécies. Dentre essas tem algumas que são mais comuns e se destacam pela beleza quando as pessoas vêm um Ipê florido. Uma delas é o ipê-amarelo, que pode chegar a ter 25 metros de altura. Este é encontrado com mais freqüência nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e no Mato Grosso. O Ipê-branco já se encontra mais no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Ipê-tabaco também se destaca e tem uma característica própria, ele é mais baixo que os outros Ipês. Tem ainda o Ipê-roxo ou Ipê-rosa, a coloração de suas flores fica entre o rosa e o roxo, sendo por isso, assim chamado. Ele é encontrado principalmente no Piauí até o estado de Minas Gerais, em São Paulo e também em Goiás.

Gosta de Ipê florido? Saiba mais sobre essa árvore

A árvore do Ipê tem característica a de ser bem alta, com copa abundante, e, no período em que nascem as flores, o Ipê tem uma característica muito peculiar: ele perde totalmente as suas folhas, todas caem dando lugar para que apenas as flores tomem conta do espetáculo que é um Ipê florido. A madeira do Ipê também é muito bonita, com cor entre o castanho e o oliva ou então castanho quase avermelhado. Quando o Ipê deixa de ficar florido, perdendo as flores, as folhas começam a reaparece, mas só até o inverno porque nessa estação a árvore fica sem folhas e sem flores.

A madeira do Ipê florido também é valorizada

Sendo muito resistente, tendo dureza e também flexibilidade, a madeira do Ipê é considerada uma madeira de lei. A madeira do Ipê pode agüentar bastante à umidade, sendo utilizada, por isso, em construções tanto civis quanto navais, em construções de pontes, na fabricação de tacos para assoalho, fabricação de bengalas, entre vários outros.

Fotos

Confira Fotos sobre Ipê florido:

Tipos de Ipê florido Cores Ipê florido Sementes Ipê florido Onde encontrar Ipê florido

Pesquisar
Artigos Relacionados