Intercâmbio – como fazer, agências e intercâmbio cultural

links patrocinados

Intercâmbio

Intercâmbio – Como fazer, Agências, Intercâmbio Cultural

Muitos estudantes procuram melhorar um idioma e não há melhor forma de fazer isso, do que viajando e experimentando novas culturas e sendo obrigado a se comunicar em outra língua. Uma maneira muito utilizada pra aperfeiçoar ou mesmo aprender uma língua é através do intercâmbio, onde os estudantes podem permanecer em países estrangeiros por um período de 6 meses a 1 ano.

No intercâmbio além de aprender o idioma local é possível entender as outras culturas e associar os conhecimentos aprendidos durante os estudos.

O que é Intercâmbio?

Como fazer Intercambio

Intercâmbio nada mais é que uma viagem que serve para aprimorar os conhecimentos de um idioma, cultura, tecnologias ou formas de se relacionar de outros povos, isto é, algumas instituições de ensino, seja de nível médio ou superior, oferecem convênios nos quais os alunos podem desenvolver suas habilidades, responsabilidades e autonomias através da convivência em outros países. Esta convivência pode se dar através da troca de alunos de outros países para alunos que também queiram adquirir este tipo de experiência aqui no Brasil, neste caso acontece também o fato do aluno morar e conviver com famílias de outros países.

Os intercâmbios de nível médio não cobram do aluno que ele saiba a língua do país em questão, porque como ele irá conviver diariamente com aquelas pessoas isso acontecerá naturalmente.

Como conseguir um intercambio

Nesse tipo de intercambio o aluno poderá experimentar várias situações do cotidiano das pessoas daquele país, e se for a própria escola brasileira que esteja agenciando a ida do aluno, ele continuara pagando a mensalidade da escola brasileira extinguindo os custos com a escola do exterior. Já quando se tratar de um intercâmbio de nível superior ou mesmo de pós-graduação, o requisito básico será o conhecimento da outra língua para que sejam desenvolvidas tarefas mais adaptadas ao cotidiano de trabalho do aluno.

Como fazer um Intercâmbio?

A principio o aluno precisa ter em mente quanto pretende gastar, uma vez que a maioria das despesas são efetuadas por ele mesmo ou por seus pais. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o que pretende por lá, se é estudar um período nas escolas de lá, adquirir um diploma de proficiência no inglês ou dependendo da idade um diploma de graduação ou MBA, que é mais voltado para quem já tem em mente a profissão que irá seguir. Uma vez pensado nestas possibilidades, é bom também ter em mente qual agência contratar e para onde pretende ir.

Intercambio de alunos

Quando o que aluno pretende é se graduar ou fazer uma pós-graduação, geralmente as universidades já disponibilizam as agências e os custos já estão pré estabelecidos. Algumas universidades associam os valores às mensalidades pagas no país de origem, assim o aluno continua pagando a mensalidade no Brasil, por exemplo, mas desfrutando das universidades estrangeiras. As moradias geralmente são casas de família, onde o aluno precisa respeitar regras e costumes das pessoas do país em questão, há também os alojamentos onde permanecem vários estudantes de vários países e as escolas internato, onde os alunos podem estudar e morar no mesmo local.

Intercâmbio Cultural

O intercâmbio cultural é basicamente morar, estudar e conviver com pessoas de um determinado país. Neste tipo de intercambio o aluno geralmente não conhece as pessoas que irão hospedá-lo e nem o idioma falado por eles e o objetivo é justamente aproximar culturas e fazer com que tanto o intercambista quanto a família que o hospedará entrem em contato com as respectivas culturas. O aluno irá estudar, ir à igreja, a passeios e fazer programas familiares com pessoas do país que o estará recebendo, isto é ótimo para que tanto o brasileiro quanto o estrangeiro aproximem suas culturas.

Procura por Intercambio Viagem de negocios

Pesquisar
Artigos Relacionados