INSS Previdência Social

links patrocinados

INSS Previdência Social

INSS Previdência Social

O Instituto Nacional de Previdência Social, o INSS, é uma autarquia que pertence ao Governo Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, o MPS.

Como autarquia, o INSS recebe contribuições financeiras para que ocorra a manutenção do Regime Geral da Previdência Social. A partir daí, o INSS se torna o responsável pelo pagamento de aposentadorias, auxílio – doença, pensão por morte e outros benefícios previstos por lei.
Com mais de 40 milhões de contribuintes, o INSS possui em seu quadro de funcionários administrativos quase 40 mil servidores públicos ativos, que atendem por todo o país mais de quatro milhões de pessoas todos os meses.

História do INSS

Criado com base no artigo 17 da Lei 8029/90, o Instituto Nacional de Previdência Social foi assinado pelo presidente da época Fernando Collor de Melo, diante de uma fusão entre o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Benefícios do INSS

Os benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional de Previdência Social aos trabalhadores contribuintes ao longo de suas vidas, dependendo do caso, são muitos.

A lista completa desses benefícios é composta por: aposentadoria por idade (direcionado aos trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos de idade e ao sexo feminino aos 60 anos de idade); aposentadoria por invalidez (concedido aos trabalhadores que, seja por doença ou por acidente, forem considerados incapacitados pela perícia médica de exercer suas funções como trabalhadores); aposentadoria por tempo de contribuição (integral para aqueles do sexo masculino que comprovarem pelo menos 35 anos de contribuição e para aqueles do sexo feminino que comprovarem 30 anos de contribuição e proporcional para aqueles que combinem tempo de contribuição e idade mínima); auxílio – doença (concedido àqueles que sejam impedidos de trabalhar por motivos de doenças ou por acidente por mais de 15 dias consecutivos); auxílio – acidente (concedidos aos trabalhadores que sofrem algum tipo de acidente e que, como consequência, ficam com sequelas que reduzem suas habilidades e capacidades de trabalho); auxílio – reclusão (concedido durante todo o tempo de reclusão aos dependentes do segurado que for preso); salário – maternidade (durante os 120 dias que ficam afastadas do seu emprego, as seguradas pelo INSS recebem esse auxílio); salário – família (concedido aos trabalhadores que recebem salários de até R$ 862,60 para ajudar no sustento dos filhos de até 14 anos que frequentem uma escola) e pensão por morte (benefício concedido às famílias dos trabalhadores segurados depois de sua morte).

Os benefícios mais solicitados

Os benefícios mais requisitados pela população brasileira são a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, auxílio – doença e auxílio – maternidade.

Para aqueles que precisam de mais informações, basta acessar o site do Ministério da Previdência Social. Nele, todas as informações que o trabalhador brasileiro precisa saber está disponível de forma simples e clara. Qualquer tipo de benefício oferecido pelo INSS é direito de todo contribuinte.

Fotos

Confira Fotos do INSS Previdência Social:

INSS Previdência SocialINSS Previdência Social
Postos de atendimento da Previdência SocialPostos de atendimento da Previdência Social
Todo trabalhador que contribui com a Previdência têm benefícios garantidosTodo trabalhador que contribui com a Previdência têm benefícios garantidos

Pesquisar
Artigos Relacionados