INSS Aposentadoria Consulta

links patrocinados

INSS Aposentadoria Consulta

INSS Aposentadoria Consulta

O benefício da aposentadoria é um direito do trabalhador brasileiro garantido por lei federal. É um período de descanso, de colher os frutos de uma vida dedicada ao trabalho. Neste período o trabalhador recebe o benefício da aposentadoria mensalmente e não precisa trabalhar. Para facilitar a vida dos aposentados, o INSS, Instituto Nacional de Seguro Social, mantêm um site onde é possível acompanhar o processo de aposentadoria e fazer consultas sobre o benefício sem sair de casa. Assim o aposentado tem ainda mais tempo para curtir com a família.

O que o aposentado encontra na consulta de aposentadoria do INSS?

O site da Previdência Social coloca tudo de forma muito simples para que não haja problemas na navegação do aposentado. São várias as consultas de aposentadoria do INSS disponíveis no site como consulta ao requerimento do auxílio doença, agendamento de perícias médicas, requerimento de pensão, revisão de benefícios, consulta ao processo inicial de concessão do benefício de aposentadoria, consulta ao processo de revisão do benefício, enfim, muitas informações podem ser encontradas pelo site, através da consulta de aposentadoria do INSS.

Na consulta à aposentadoria do INSS o beneficiário consegue extratos e declarações do benefício

No site o aposentado ainda pode visualizar e imprimir um extrato de sua situação previdenciária com todos os pagamentos, valores e datas. Pode também verificar tabelas de contribuição, por exemplo. Uma das consultas mais utilizadas é a de declarações. O aposentado pode retirar, através da consulta à aposentadoria do INSS, uma declaração de regularidade da situação do contribuinte. Essa declaração é muito usada para abrir crediário em lojas, por exemplo, como comprovação de renda do aposentado.

O aposentado fica por dentro das novidades com a consulta de aposentadoria do INSS

Nas consultas de aposentadoria do INSS o aposentado fica muito bem informado. Todas as novidades, informações e notícias sobre o benefício da aposentadoria também ficam disponíveis no site para consulta da aposentadoria do INSS. Isso para que o aposentado fique sempre por dentro do que está acontecendo, como reajustes nas tabelas de pagamento de aposentadoria e mudanças na lei da aposentadoria. As legislações federais de aposentadoria ficam disponíveis para consulta no site da aposentadoria do INSS da Previdência Social a qualquer momento. Assim como novas regulamentações.

Quem tem direito à aposentadoria? O benefício da aposentadoria é pago ao contribuinte conforme adaptação a uma das condições abaixo:

– Aposentadoria Especial – Este benefício é conferido ao trabalhador que tenha exercido suas funções em condições consideradas prejudiciais à sua saúde ou à integridade física. Isso acontece quando o trabalhador fica exposto a agentes químicos, por exemplo. O trabalhador deve comprovar o tempo de trabalho e a exposição aos agentes prejudiciais à saúde. É preciso ter trabalhado pelo menos 15 anos nesta condição.

– Aposentadoria por idade – Neste caso têm direito ao benefício os homens trabalhadores a partir dos 65 anos de idade. As mulheres trabalhadoras têm direito ao benefício a partir dos 60 anos de idade. No caso de serem trabalhadores rurais, a idade diminui um pouco, a partir dos 60 anos os homens já podem pedir o benefício e as mulhers a partir dos 55 anos.

– Aposentadoria por invalidez – Este é o benefício cedido aos trabalhadores considerados incapacitados para exercer qualquer tipo de trabalho ou atividade que gere o seu sustento, seja por doença ou por algum tipo de acidente. O trabalhador passa por uma perícia médica da Previdência Social para ter o seu atestado de invalidez para o trabalho.

– Aposentadoria por tempo de contribuição – Para ter direito a este benefício na forma integral, o homem tem que comprovar no mínimo 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos.

Há ainda a possibilidade de conseguir a aposentadoria proporcional, neste caso mesclando tempo de contribuição com a idade do trabalhador.

Fotos

Confira Fotos do INSS Aposentadoria Consulta:

INSS Aposentadoria Consulta INSS Aposentadoria Consulta INSS Aposentadoria Consulta INSS Aposentadoria Consulta

Pesquisar
Artigos Relacionados