Inspeção Veicular

links patrocinados

Inspeção Veicular

Inspeção Veicular

A Inspeção Veicular foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade do ar na cidade de São Paulo e reduzir a poluição. O teste deve ser feito anualmente conforme o número final da placa de cada veículo. O motorista tem a data estipulada de até 90 dias antes do período limite do licenciamento do veículo para realizar a vistoria. O agendamento é feito no site da Controlar, empresa responsável pelo teste, com até 120 dias de antecedência.

É preciso ter o número do RENAVAM do veículo para a emissão da guia e pagamento da tarifa. Todo o procedimento é feito no site da empresa – www.controlar.com.br. Feito o pagamento, basta aguardar até 72 horas, para agendar a inspeção.

Os proprietários de veículos reprovados têm 30 dias para fazer a manutenção em oficina mecânica e reagendar o teste sem que seja cobrada uma nova tarifa.

Mudanças na Lei

Inspecao de carros

No dia 20 de março de 2013 a Câmara Municipal de SP assentiu o projeto de Lei do então prefeito Fernando Haddad (PT) com alterações na Fiscalização Veicular. De acordo com o novo texto somente após quatro anos de utilização é que os carros novos terão que fazer a vistoria. O teste será realizado a cada 2 anos, passando para o período anual somente após o décimo ano de fabricação do veículo. Outra alteração é que os veículos com placas de fora da capital, mas que circulam em São Paulo por mais de 120 dias ao ano, agora também poderão fazer a inspeção. Com a mudança na lei, a prefeitura está autorizada a vistoriar esses veículos. Em relação ao pagamento da taxa de inspeção, a nova lei garante o reembolso da taxa de R$ 47,44 aos donos dos veículos, em prazo que ainda será definido pela prefeitura. A isenção do pagamento está prevista para 2014, exceto veículos reprovados ou inscritos fora do município de São Paulo.

Inspecao de automoveis

Outra mudança importante é em relação à empresa responsável pelas vistorias, o regime de concessão será alterado e antecipa o cadastro de outras empresas a serem escolhidas por licitação.

Cabe ressaltar que apesar de sancionada, a lei ainda precisa ser regulamentada.

Prazo para a Inspeção

O prazo final para inspeção veicular segue o mesmo limite de tempo do licenciamento anual dos veículos. Os carros com placa de final 1 tem até o fim de abril para fazer a inspeção, os com final 2 até maio, com final 3 até junho e, final 4 até julho, finais 5 e 6 até agosto, final 7 até setembro e, assim sucessivamente, terminando em dezembro com os veículos com placa final 0.

Inspecao Veicular 2013

É importante lembrar que os agendamentos podem ser feitos com até 120 dias de antecedência pela página da controlar.

Centros de Inspeção Veicular

A empresa Controlar conta com centros de inspeção localizados em todas as regiões da cidade de São Paulo, o maior fica no Tatuapé, com capacidade para realizar até quatro mil inspeções em um único dia. Os demais endereços podem ser encontrados na página da Controlar.

Prazo para Inspecao Veicular Inspecao Veicular no Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados