Inflação – o que é, causas, índice e controle da Inflação

Inflação: O que é? Causas, Índice, Controle da Inflação

Quando os preços sobem desordenadamente diz-se que a inflação está alta, mas o que de fato é inflação? O que causa índices altos ou baixos de inflação? Como controla-la? Estas perguntas normalmente são muito ouvidas nos telejornais e muito se fala em inflação, desvalorização do real ou momentos bons ou ruins para se fazer determinados investimentos, mas essas dúvidas tão corriqueiras nem sempre são esclarecidas.

O que é Inflação?

Causas da Inflacao

A inflação é o aumento excessivo dos preços de determinados produtos. A inflação pode ser de Demanda que é aquela em que há muita procura por algum produto, exemplo, quando se consome muito feijão há um aumento e por consequência este produto fica escasso no mercado, gerando aumento de preço ou inflação. Outro tipo de inflação é o de Custos onde a procura permanece a mesma, porém o valor do produto aumenta. Exemplo, quando o preço do petróleo aumenta, faz com que tudo que seja relacionado a este produto aumente também, seja derivado dele ou não.

Causas da Inflação

A inflação é aumento abusivo nos preços e isso ocorre por diversas razões. Uma das razões que leva a esse aumento se dá pelo consumo excessivo de um determinado produto ou serviço, ou em razão do aumento do valor da matéria-prima utilizada na fabricação de muitos outros derivados. E por fim, no aumento salarial, onde os gastos se tornam muito maiores levando os produtores a um aumento nos preços de seus produtos.

Indice da Inflacao

Por exemplo, quando um determinado país está consumindo muito um determinado produto a produção ou a comercialização deste produto aumenta, fazendo com que reduza a quantidade deste produto no mercado, isso resultará num aumento de preços, porque como o consumo está desenfreado, a produção pode não responder a mesma expectativa e gerar prejuízos aos produtores. Outra questão é quando aumenta a matéria-prima de uma determinada produção, por exemplo, a do leite. Quando o preço do leite aumenta todos os seus derivados terão o mesmo destino, ou seja, o queijo, o iogurte, a margarina entre outros terão que ser acrescidos em seus valores, porque a produção irá custar mais caro. E por fim, quando há um aumento salarial, porque os custos de um determinado bem irão aumentar seja no consumo de carros, eletrodomésticos etc.

Índices de Inflação

Inflacao 2013

Para medir a inflação são utilizados alguns índices, dentre eles temos o INCP (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) controla como se dá mensalmente os gastos de famílias que vivem com até 6 salários mínimos, o IPV (Índice de Preços no Varejo) analisa individualmente os produtos e os preços deles. Há também o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), o IGP-M ( índice Geral de Preços – Mercado), o IPC-S ( Índices de Preços ao Consumidor – Semanal) e o IPC-FIPE ( Índices de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo).

Controle da Inflação

O controle da inflação se dá através da alta dos preços, para evitar uma demanda muito acelerada a determinados produtos, com a valorização da moeda também há um controle nos gastos onde não haverá a necessidade do aumento de produtos de matéria-prima, quem em geral vem de fora. Outra medida seria a diminuição dos gastos do Governo Federal e a contratação de mão de obra qualificada, que ajustaria a economia evitando contratações desnecessárias.

Alta da Inflacao Inflacao no Brasil

GD Star Rating
loading...
Inflação - o que é, causas, índice e controle da Inflação, Nota: 5.0 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Inflação – o que é, causas, índice e controle da Inflação"

  1. Marcos França 09/06/2008 às 14:40

    Primeiramente queria reverenciar este Blog. Muito bom. Sou editor e responsável pelo blog Cultura Nordestina, nele divulgo os diversos ramos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. Gostaria de saber se é possível adicionar meu blog em sua seção de links. De antemão já agradeço a atenção. Aguardo retorno. Obrigado.