Indústria de Alimentos

Cuidados com alimentos

Indústria de Alimentos

Por trás dos alimentos que compramos no supermercado há muito esforço, trabalho e investimentos da indústria de alimentos. Atualmente, vivemos em um tempo repleto de facilidades jamais vistas e o que comemos chega às nossas mesas atestado em sua qualidade por órgãos públicos, embalados e processados de diversas formas.

Mesmos os alimentos que precisam ser cozidos (que não vêm prontos), passam por um amplo processo que engloba produção, qualidade, logística e distribuição, e que envolve ainda outros setores da sociedade.

A Indústria de Alimentos

Um dos mais essenciais setores da economia, a Indústria de Alimentos é uma das que mais produz e emprega pessoas em todo o planeta. No Brasil, não poderia ser diferente: aqui a indústria de alimentos é um dos carros-chefes da exportação nacional.

Producao de Alimentos

A indústria de alimentos produz e comercializa alimentos e complementos alimentícios, não apenas para o homem, mas também é responsável pelas rações animais, por exemplo. Muitos destes animais servirão, inclusive, para a produção de produtos derivados ou embalados que alimentarão o ser humano.

Toda a cadeia produtiva que tem contato com os alimentos integram a indústria de alimentos, ou indústria alimentícia: da criação e linha de produção aos supermercados distribuidores e responsáveis para que o alimento chegue até o consumidor.

Tipos de Indústria de Alimentos

Industria Alimenticia

A indústria de alimentos pode ser dividida em quatro tipos principais:

  • Alimentos frescos ou pouco processados: são as matérias-primas para o consumo humano, alimentos crus (como carne), hortifruti (empresas agrícolas de produtos vegetais e de frutas), etc.
  • Conservados: Alimentos processados e conservados, permitindo que durem por mais tempo (enlatados como ervilha e minho, palmito, pepino em conserva, etc.).
  • Complementares: Que servem para produzir ou compor outros tipos de alimentos (como os temperos desidratados, por exemplo.).
  • Pré-prontos: São os alimentos prontos ou quase prontos para o consumo (salsichas, congelados, salgadinhos, etc.). Incluem-se nesta categoria os alimentos encontrados em restaurantes, padarias, lanchonetes, etc.

Cuidados na produção de alimentos

Tipos de producao de alimentos

São diversas as leis e normas que regulam os alimentos. O órgão regulador mais importante é a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que, por exemplo, regula os procedimentos relacionados à saúde do consumidor e ao produto final. Todos os dados técnicos devem ser visíveis, bem como o selo de autorização para a produção e comercialização. A ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação auxilia na regulamentação do setor de indústria de alimentos, garantindo a qualidade dos produtos e gerando mais credibilidade para este setor.

Escolha melhor seus produtos

Os padrões de higiene e qualidade dos produtos evoluíram bastante nas últimas décadas. Muito se investiu na indústria de alimentos e os processos, em sua maioria, foram automatizados. A criação de selos de identificação dos órgãos reguladores da qualidade e procedência e as certificações ´próprias da indústria de alimentos contribuíram para que a concorrência aumentasse e os as empresas buscassem padrões contínuos de melhorias. A engenharia de alimentos foi uma área que também cresceu muitíssimo. Hoje, por exemplo, temos alimentos que duram bem mais do que há 30 anos. Estas são garantias de que o produto deva chegar ao consumidor de forma correta e sem riscos.

Apesar da maioria dos produtos serem certificados pelos órgãos reguladores, é necessário que se tenha atenção ao escolhê-los. Nem sempre as condições de armazenagem são as ideais nos supermercados. Sempre se deve verificar o prazo de validade e as condições de embalagem. Na dúvida, é melhor não adquirir produtos suspeitos e com a embalagem amassada ou corrompida.

Produtos de qualidade Normas da Industria de Alimentos

GD Star Rating
loading...
Indústria de Alimentos, Nota: 4.1 de 5 com 50 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados