IFBA Vitória da Conquista

links patrocinados

IFBA Vitória da Conquista

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi criado oficialmente com este nome em 2008, com a mudança do sistema de ensino do estado que transformou o Centro Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA) em IFBA. Com tradição centenária no ensino técnico-profissional e há mais de uma década no ensino superior, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais do mercado de trabalho.

Além de atuar parecido com outras universidades, possui uma estrutura diversa e mais ampla, pois opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Possui ainda 25 grupos de pesquisa e oferece cerca de 200 bolsas na área. Com 100 anos de história uma das cidades bahiana em que há um campus da IFBA é Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista

O Campus Vitória da Conquista atualmente é uma instituição estratégica no estado, oferecendo para a sociedade local, do sudoeste da Bahia e do norte de Minas Gerais cursos de educação tecnológica profissional em diversos níveis do sistema educacional.

Os cursos básicos são os de qualificação, requalificação e re-profissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização. Os cursos técnicos são habilitação profissional de nível médio e os cursos superiores de graduação e graduação.

Cursos

Os cursos oferecidos na IFBA são em nível técnicos na área de Eletromecânica, Eletrônica, Informática e Meio Ambiente, nas modalidades Integrada, Subsequente e EJA (Informática). No nível superior, oferece o Curso de Engenharia Elétrica; e na Pós-graduação, o curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Há ainda os cursos Técnicos de Informática, Edificações e Mineração.

O IFBA tem ainda uma forte atuação regional através de trabalhos de extensão. Anualmente, o Instituto oferece cursos Profissionalizantes de curta duração para atender às demandas locais e regionais. Destaca-se o “Projeto Juventude Cidadã” que qualificou mais de 3000 jovens. O Instituto possui convênios com mais de 200 Empresas locais e regionais, com as quais qualifica profissionais voltados a atender às demandas trabalhadas nos cursos.

O campus Vitória da Conquista da IFBA possui mais de 1064 estudantes matriculados e cerca de 80 professores.

 

FBDC - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências

FBDC – Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências

Sobre a FBDC

A FBDC, Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, é uma fundação que serve como mantenedora da escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Foi criada no ano de 1952, através de um grupo de médicos que continham uma ampla dedicação às práticas da saúde, além de uma larga experiência no ramo.

A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências tem como seu Presidente do Conselho Fiscal o Dr. José Ribeiro Sampaio Neto, tendo como vices presidentes os doutores Antônio Brito e Aurino Lacerda. Os suplentes são os doutores Abrahão Fontes Baptista, Aidil Brito e Feisi Milani.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências mantém a prestigiada Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A missão desta instituição é ser uma referência na cidade de Salvador, onde está localizada, e ainda na Região Nordeste e no Brasil. Ela tem mais de 57 anos de atuação, formando profissionais totalmente qualificados para exercer as profissões na área de saúde.

A visão da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública está, diretamente ligada, com a atuação da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências. Ele busca ser uma referência para a pesquisa, extensão e consultoria, além de intensificar e expandir as suas parcerias com outras instituições.

Valores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Entre os valores da Escola Bahiana, está a busca incessante de servir, empreender, aprender, ensinar e comunicar. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública entende que é necessário comunicar-se, para que as relações entre pessoas possam ser mais prosperas e dignas.

Aprender e ensinar, está atrelada a qualquer instituição de ensino. É claro que estes valores tem de ser buscado de forma responsável e eficiente. Já o empreender, está voltado para a idéia da busca de soluções e alternativas para os problemas.

Por fim, o censo que a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem por servir está ligado diretamente à sua atuação principal, que é na área de saúde. Porém, este conceito de servir é visto como um processo complexo para aqueles que estão no comando das duas instituições, tanto a Escola Bahiana como a Fundação.

Pesquisar
Artigos Relacionados